“A hora de trabalharmos.

By | 9:13 PM Leave a Comment

quinta-feira, 24 de maio de 2012

“A hora de trabalharmos pelo curso de medicina é agora”, diz Cesar Filho 

Escala Noticias atualizado as 21h14min

Deputado também defende que nova unidade hospitalar seja modelo para o PR “A hora de trabalharmos pelo curso de medicina é agora”, diz Cesar Filho


O deputado estadual Cesar Filho (PPS) disse que o momento de unir esforços e trabalhar em prol da implantação do curso de medicina na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) em Guarapuava é agora. De acordo com o parlamentar, a criação de um hospital-escola regional não pode estar separada da discussão e do projeto do curso.

O pronunciamento de Cesar Filho aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (24) na Unicentro perante pró-reitores e diretores de departamento da Instituição. Também estavam presentes o vice-reitor Osmar Ambrósio, o ex-reitor Vitor Hugo Zanette, o chefe da 5ª. Regional de Saúde, Vinicius Traiano, o chefe regional da Secretaria da Família, Celso Góes, entre outras autoridades. Cesar Filho justificou pessoalmente a sua ausência no fórum que debateu o projeto por estar participando de trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná.

A defesa de Cesar Filho está respaldada na vontade política da Presidenta Dilma que deseja aumentar em 4,5 mil o número de médicos formados por ano no Brasil. Uma das metas do Governo Federal é interiorizar os cursos de medicina e conceder incentivos a quem fizer residência em áreas médicas nas quais houver carência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Devemos aproveitar essa conscientização do Governo Dilma”, disse criticando em seguida a proposta da Presidenta em simplificar a validação de diplomas de médicos formados no exterior. “Essa irresponsabilidade, essa medida radical de validar diplomas dos cursos de medicina da Bolívia, Cuba, é para reduzir o déficit de médicos que existe no país, principalmente, nos municípios do interior”, observa o deputado.

O deputado lembrou que nas duas gestões do ex-reitor Vitor Hugo Zanette a Universidade passou por etapas de reestruturação e o momento agora é de se pensar na criação de novos cursos, como também Direito e engenharias. “A criação desses curso, incluindo medicina, já foram incluídos no PPA do Governo Estadual. Já temos essa autorização e a idéia é efetivá-los até o final do mandato do governador Beto Richa. Eu fui o relator dessa comissão. Portanto, já estamos trabalhando nisso há tempo”, afirmou.

Para o deputado, a ausência de um hospital-escola com perfil regional dificulta a criação do curso de medicina. Por isso, o projeto que será elaborado pela comissão executiva e pelas sub-comissões definidas durante o Fórum Pró-Hospital Regional em Guarapuava deve contemplar as duas propostas.
“Guarapuava terá um grande ganho com o Hospital. Além de melhorar a qualidade no atendimento à população, de aumentar o número de leitos, de ampliar o atendimento em especialidades de alta complexidade, agrega valores para o desenvolvimento da região”, avaliou.
“Quero estimular e apoiar esse trabalho eu está sendo feito pela comissão e dizer que um dos segredos do sucesso é a união de todas as foras políticas e da sociedade civil organizada”. O deputado, porém, chamou a atenção para que seja priorizado o modelo de hospital que se quer, lembrando que um dos gargalos na área de atendimento hospitalar em Guarapuava está na traumatologia. Defendeu também que a nova unidade hospitalar seja um projeto-piloto que sirva como modelo de hospital público para o Paraná.

RSN.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: