Usuários de pré-pago da TIM reclamam de “sumiço” nos créditos de celulares

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Diversos usuários da TIM na região Sul do Brasil relatam que estão enfrentando problemas com o desaparecimento, sem motivos aparentes, de créditos nos celulares de plano pré-pago. Reclamações já foram formalizadas em unidades do Procon e também são observadas nas redes sociais. Há casos em Curitiba, Londrina, Maringá e Mandaguari.
A designer Gabriela Dal Toé, que mora em Curitiba, disse ter tido o problema com frequência no último mês. Ela conta que tem como hábito carregar o celular com R$ 27 de crédito quando visita a família em Criciúma, no interior de Santa Catarina, mesmo sabendo que praticamente não usará o aparelho. “Da última vez que voltei, tinha apenas R$ 4 de crédito. O problema é que não tenho um extrato que mostre a minha relação de ligações para poder reclamar.”
O jornalista Luiz Fernando Cardoso, morador da Maringá, afirma que os próprios créditos desapareceram. Ele é usuário do plano Infinity Pré, que cobra R$0,25 nas ligações para telefones fixos e móveis locais da TIM. Na noite de segunda-feira (12), por exemplo, ele verificou que tinha valor suficiente para realizar dez ligações pelo preço prometido pelo plano. No entanto, ao fazer nova consulta na manhã desta terça-feira (13), notou que o saldo estava zerado. Ele não fez ligação alguma entre os dois momentos.
Dois dias após colocar R$ 15 para fazer ligações, o designer e mestrando da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Guilherme Henrique de Oliveira Cestari, 21 anos, disse que os créditos simplesmente sumiram. “Liguei várias vezes para a TIM, mas só caía na gravação dizendo que não poderiam me atender”, reclamou.
A designer Laís Zerbetto, 23 anos, que mora em Londrina, contou que comprou R$ 35 de créditos para o celular na noite de sexta-feira (9) e já no domingo já ficou sem saldo. “No sábado e começo do domingo funcionou normal. Fiz, no máximo, quatro ligações. Aí, à tarde, fiquei sem saldo”, contou.
Depois disso, Laís disse ter comprado mais R$ 13 de crédito e não usou o celular. “Fiz a recarga e fui acompanhando meu saldo de hora em hora e foi abaixando de R$ 0,25 em R$ 0,25”, contou. Ela só conseguiu falar com a TIM na manhã de segunda-feira (12), quando a informaram que o problema estava ocorrendo em todo o país por uma falha no sistema e que seria resolvido até as 22 horas daquele dia. No entanto, na manhã desta terça-feira (13) continuava tudo igual. “Agora, pelo menos, parou de diminuir [os créditos].”
Além do desaparecimento dos créditos, o analista de comunicação Murilo Cucolo, de Mandaguari, na região Noroeste do Paraná, relata que o valor cobrado pelas mensagens enviadas tem sido mais alto do que o anunciado pela operadora. Ele conta que contratou um plano pré-pago em que teria direito de enviar quantas mensagens quisesse pelo valor diário de R$ 0,50. No entanto, afirma que não é isso o que ocorre. “Já aconteceu de enviar uma mensagem e, em seguida, verificar que eles [a TIM] haviam descontado R$ 0,50 por esta única mensagem.” Segundo ele, apesar da reclamação feita no call center da operadora, o problema não foi resolvido.
Direitos
De acordo com o advogado Rodrigo Otávio Pereira, que atua na área do direito do consumidor em Maringá, o cliente que se sentir lesado deve, primeiramente, realizar a reclamação junto à operadora. “É preciso fazer uma anotação detalhada de todas as informações apresentadas pelo atendente, com data, horário, nome do funcionário, prazos e demais informações prestadas. É preciso, também, anotar o número de protocolo fornecido.”
Além disso, o advogado orienta que o cliente deve realizar a reclamação em uma unidade do Procon. Além disso, cabem indenizações por danos morais e danos materiais na Justiça comum, que podem chegar ao equivalente a 40 salários mínimos.
O Procon de Londrina chegou a registrar reclamações desse tipo e procurou a TIM, que informou que o problema seria resolvido até as 15 horas desta terça-feira (13). Segundo o coordenador do órgão, Roberto de Paula, em caso de problemas como esse, o ideal é que o consumidor vá até a sede do Procon para registrar uma reclamação. No entanto, antes disso, é preciso entrar em contato com a operadora e anotar o número do protocolo.
Ele também diz que é importante levar o comprovante da recarga realizada. “Na impossibilidade de o consumidor fazer a prova, o Código de Defesa do Consumidor prevê a inversão do ônus da prova. A operadora é quem detém a tecnologia para demonstrar o que aconteceu [inclusive comprovar que a recarga foi feita]”, afirmou.
Outro lado
Em nota oficial, a TIM informou que por conta de uma indisponibilidade pontual na conexão e servidores de alguns sistemas de informação, ocorreu um atraso na disponibilização dos créditos para os clientes dos planos pré-pagos que realizaram recargas a partir de sábado (10). “A operadora trabalhou de forma imediata na solução dos problemas e o sistema de recarga eletrônica já funciona normalmente. Todos os consumidores já receberam seus créditos.”
REN
SI
Gazeta do Povo

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