Excesso de trotes preocupa PM e Bombeiros em Guarapuava

By | 10:00 AM Leave a Comment
13/03/2013 -10:00:12                                 Escala   Noticias
Imagem
Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, no interior do Paraná, estão preocupados com o alto número de trotes recebidos nos serviços de emergência. Segundo a PM, o horário em que mais chegam as falsas chamadas é na saída de estudantes das escolas.
Ainda conforme a polícia, crianças e adolescentes são as que mais se prestam a fazer esse tipo de chamada. Em uma ligação, é possível ouvir a voz de uma criança relatando um incêndio. Quando o bombeiro pergunta se é perto da casa dela, a criança desliga o telefone, sem dar informações.
Para a PM e para os Bombeiros, os trotes, além de crime, limitam o trabalho dos agentes de segurança. “O prejuízo maior seria a obstrução do canal telefônico para atendimentos reais. Ano passado [2012], nós tivemos uma adolescente que ligou para o Corpo de Bombeiros, informando que havia uma residência em chamas, com uma criança de três anos dentro. Nós nos deslocamos para o local e percebemos que não havia nenhum incêndio na residência”, conta tenente dos Bombeiros, Guilherme Tondo.
Segundo ele, nesse mesmo atendimento, foi preciso deslocar uma ambulância e um caminhão para combate às chamas. “Podemos deixar de atender uma ocorrência real, um acidente”, diz.
No Paraná, a prática de trotes é passível de multa. As operadoras telefônicas são obrigadas a informar aos serviços de segurança os dados da linha que foi usada para a falsa comunicação. Quem for descoberto, pode ter que pagar um valor de R$ 130. Além disso, os trotes podem render de um a seis meses de prisão.
G1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: