Jornalistas empreendedores: Da redação para os negócios

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30/8/2013 - 21:40:23        Escala  Noticias
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Com o mercado de comunicação saturado e organizações jornalísticas desaparecendo, cada vez mais profissionais da área têm se tornado empreendedores. Seja com trabalho freelancer, blogs ou canais do Youtube, todos querem ter uma mídia para chamar de sua. Mas, como desafiar os meios tradicionais e se diferenciar dos outros segmentos? Qual o perfil do comunicador empreendedor?
Neste texto, estão reunidas histórias de três jornalistas que saíram das redações em busca de seus sonhos.
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Tito Montenegro, criador da Arquipélago Editorial
Com passagens por títulos das editoras Abril e Globo, Tito Montenegro estava cansado de conciliar o trabalho nas redações com os freelas. Com a reserva do capital necessário, decidiu apostar em outros segmentos. O desejo de atuar no mercado editorial começou a se tornar opção de carreira em meados de 2005. “Foi uma confluência de fatores. Como trabalhar com livros sempre foi um desejo, montar uma editora foi o caminho natural”, conta.
00tito arquivo pessoal“Tenha paciência, pois na maioria das vezes as recompensas podem demorar muitos anos para chegar”Surgia assim, no início de 2006, a Arquipélago Editorial, em parceria com sua irmã e depois sócia. “A editora se tornou realidade em agosto daquele ano, quando lançamos o primeiro livro, A vida que ninguém vê, da repórter Eliane Brum”.
Para Montenegro, é natural que, num momento de crise e demissões em massa na imprensa, muitas pessoas pensem em montar sua própria empresa. O importante é usar a criatividade para ter um diferencial. “Acredito que o principal é apostar num negócio que dê prazer, pois como empreendedor você acaba trabalhando muito. Também é preciso conhecer previamente o mercado em que pretende atuar e identificar nichos que não estão ocupados pelas empresas estabelecidas”.
Luciana Cavaliere, fundadora da consultoria Brasil MKT e do portal Profissionais RJ
Aos 24 anos, Luciana Cavaliere estava formada como jornalista e trabalhava na universidade Estácio de Sá no comando dos projetos editoriais ‘Estágios & Carreiras’, em parceria com o jornal O Dia, e ‘Direito & Cidadania’, em colaboração com o Jornal do Brasil. “Foi o que mais inspirou minha trajetória. Foram quatro anos, desde estagiária até editora”, relata. A mudança de direção veio a partir de conversas com colegas de profissão sobre o futuro da mídia impressa.
00luciana divulgação“Busquei profissionais voluntários, mentores e parceiros”Em 2008, Luciana abriu seu primeiro negócio, a consultoria Brasil MKT, empresa de comunicação digital. No ano seguinte, criou o portal de educação Profissionais RJ, plataforma para cadastrar autônomos, com divulgação de eventos, cursos, palestras e oportunidades de qualificação. “O modelo de negócio era sustentável e inovador. Por aqui, ainda não se falava em LinkedIn, Facebook e outras redes sociais. Compartilhar informações profissionais, divulgar oportunidades de crescimento e novos talentos não era tão comum”, lembra.

Ao longo do caminho, foi necessária boa preparação, com muitonetworking. “Para quem está começando, ou recomeçando, é importante traçar modelo de negócio com foco em inovação, no impacto social e na oportunidade de crescer usando tecnologia. A dedicação deve ser ilimitada. Indico participar dos eventos de empreendedorismo, estudar, escolher o melhor caminho e traçar”.
Juliano Matos, palestrante profissional - O jornalista das boas notícias
Há dois anos, Juliano Matos deixou a edição e apresentação de telejornais da EPTV, afiliada da Rede Globo em São Carlos (SP), para trabalhar como palestrante profissional e falar sobre motivação em empresas e no setor educacional. “Meu plano ‘B’ se tornou o ‘A’ quando eu acordava todos os dias pensando nisso”.
00Julianomatos divulgação“O empreendedorismo faz parte do próprio jornalismo, é dar o passo à frente”O início no jornalismo foi precoce: aos 12 anos trabalhava em uma emissora de rádio AM de sua cidade natal, Cardoso, no noroeste de São Paulo. Já tinha o próprio programa aos 14. Para pagar a faculdade, acumulou vários empregos e foi até jornaleiro. “Eu percebi que as pessoas gostavam de ouvir minha história de superação. Além da pobreza, meu pai era alcoólatra e eu usava o microfone da rádio para pedir que ele mudasse. Ter passado por isso inspirava as pessoas de alguma forma”, relata.
A carreira profissional começou na TV Educativa de Votuporanga, São Paulo. Formado, foi apresentador e editor de telejornais da TV TEM, afiliada da Globo na região de Bauru, e da EPTV Central. Nessa época, começou a ter olhar diferenciado sobre as pautas cotidianas. “O jornalismo fez aflorar em mim a capacidade de enxergar além. Passei a escrever mensagens de reflexão e enviava por e-mail para os meus amigos. Aos poucos, percebi que fazia mais sentido ser portador das boas notícias”.
Depois de 10 anos, deixou o jornalismo para transmitir apenas as “boas notícias” em seus livros, vídeos e palestras. “Levei nove meses para decidir e realmente deixar o emprego. Foi um período de planejamento, precisava montar a empresa, resolver questões burocráticas”.
Para ele, os momentos de crise tem extrema importância. “É o pontapé para tomar uma decisão que talvez você nunca tomaria. É preciso acreditar em você e no que faz”. Matos escreveu os livros Boas Notícias e Boas Notícias 2 – Frases para Compartilhar, coletâneas de reflexões. Como palestrante, já atendeu empresas do porte da Embraer, Volkswagen, Electrolux e Faber-Castell.
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