13/04/2013 - 22:17:12 Escala Noticias
A perspectiva é que o segundo semestre se inicie na sede própria, que está em construção. Possivelmente, com uma nova graduação que deve atender às necessidades do mercado regional
Mas talvez os avanços mais significativos sejam a iminente conclusão das obras do campus – que deve ser inaugurado em agosto, na volta às aulas – e a inclusão de dois novos cursos na unidade: bacharelado em engenharia civil e tecnologia em manutenção industrial.
Nesses dois primeiros anos, o campus de Guarapuava se tornou a unidade da UTFPR com a segunda maior proporção de candidatos por vaga, e somou mais de 300 alunos matriculados. O investimento total em estrutura, materiais e capacitação de pessoal nesse período ultrapassa os R$ 15 milhões.
Construção do campus
“No segundo semestre temos que estar lá”, disse o diretor do campus Guarapuava, João Paulo Aires. Segundo ele, a previsão é que, caso tudo ocorra como planejado, a mudança para a sede própria seja feita nas férias de julho, de modo que as aulas do segundo semestre se iniciem já no campus. Atualmente, a UTFPR funciona em dois blocos da Unicentro, no campus Santa Cruz.
“A mudança depende, mais do que da obra em si, do sistema de energia e saneamento. Mas acreditamos que vai dar tudo certo para voltarmos às aulas no nosso campus”, acrescentou Aires.
Segundo ele, a expectativa também é grande em relação à abertura dos novos cursos – hoje existem engenharia mecânica e tecnologia em sistemas para internet.
Estrutura
O tempo entre a concepção do campus Guarapuava e a instalação da UTFPR na cidade foi muito curto. Aires lembra que a unidade foi autorizada pelo governo federal no início de 2010 e em 2011 as primeiras turmas começavam as aulas no espaço compartilhado pela Unicentro. Porém, como efeito da rapidez, não havia móveis, materiais e nem laboratórios. Até o ano passado, a biblioteca e a maior parte dos laboratórios eram divididas com a universidade estadual.
0 comentários: