03/07/2013 - 13:07:12 Escala Noticias
'O meu maior sonho é aprender a ler', diz estudante que era agricultora.
Além disso, ganham material, transporte e consulta com oftalmologista.
“O meu maior sonho é aprender a ler. Você sabe o que é uma pessoa entregar um pedaço de papel na minha mão e eu não saber o que é aquilo? É triste. Agora, com ajuda das professoras, já aprendi a escrever meu nome”, comemora dona Rosa.
A estudante sempre trabalhou entre cafezais e canaviais. Teve três filhos, mas dois morreram com menos de dois anos completos – um menino foi vítima de choque elétrico em uma geladeira e uma menina morreu de “doença forte”, cujo nome dona Rosa não sabe dizer qual é.
Além do incentivo financeiro, a prefeitura do município de 13 mil habitantes disponibiliza material didático, transporte e consultas periódicas com um oftalmologista, de acordo com o secretário de Educação do município, Roberto Raimundo de Lima.
O programa de alfabetização começou há três anos, com 60 alunos matriculados - hoje, já são mais de 120 pessoas inscritas, conforme números da administração municipal. O projeto funciona em parceria com o programa Paraná Alfabetizado, do governo estadual, que paga R$ 280 aos professores, que ainda recebem R$ 250 do município.
Para se matricular no programa, basta ser morador de Paraíso do Norte e procurar a Secretaria de Educação municipal, que fica Rua Catulo da Paixão Cearense, 373, na regiao central da cidade.
“Queremos acabar com essa mancha vergonhosa para o país [o baixo índice de alfabetização]. Já conseguimos reduzir o índice para 9% de analfabetos no município. Em três anos, todo mundo em Paraíso do Norte vai saber ler", projeta o secretário. De acordo com o índice da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) um município é livre do analfabetismo quando menos de 5% da população não sabe ler.
"É um investimento para todos os setores do município. Se mudarmos a educação, mudamos todo o resto", garante Lima.
0 comentários: