SECRETARIA DE AGRICULTURA INICIA PROJETO DE REFLORESTAMENTO PARA PRODUTORES FAMILIARES

By | 9:50 PM Leave a Comment
6/9/2013 -21:50:23- Escala Noticias

Para incentivar o reflorestamento e o fomento da atividade em Guarapuava, além de proporcionar uma alternativa de renda aos agricultores familiares, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Repinho Reflorestadora Madeiras e Compensados, entregará 25.000 mudas de pinus. Na tarde desta sexta-feira (6), técnicos da secretaria, da Repinho e da Emater realizaram uma capacitação para os produtores que serão beneficiados. O encontro aconteceu na comunidade São Pedro, que fica no Distrito do Guairacá.
IMG_7246

Durante o evento, foram discutidos vários assuntos, como os cuidados com o solo e a época correta para o plantio. Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, cada produtor poderá plantar até dois hectares. “Uma muda custa R$ 0,32 e, em cada hectare, podem ser plantados entre 1.000 e 1.100 mudas, proporcionando uma economia de mais de R$ 300,00 para cada beneficiado”, destaca.
A Repinho doará as mudas e a prefeitura será a responsável em oferecer assistência técnica. O produtor Vitor Grando, 39 anos, aprovou a capacitação. Ele planta pinus em sua propriedade. “Há seis anos, fiz por conta própria e vejo que, se tivesse recebido orientações, iria cortar um produto de melhor qualidade, por isso o apoio da secretaria, neste momento, é fundamental”.

Outras empresas já manifestaram interesse em participar da parceria. “Já recebemos propostas de empresas de fora da cidade, mas escolhemos iniciar a parceria com a Repinho por ser guarapuavana e possuir mudas de boa qualidade. Assim ofertamos um bom produto aos agricultores e, na época do corte, a empresa terá preferência na compra da madeira. Ambos são beneficiados”, explica Vezzaro. Os interessados no projeto devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Emater e Adeop (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná).

Assessoria de Imprensa da PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: