Educaçao

By | 3:44 PM Leave a Comment
domingo, 22 de abril de 2012

Guarapuavanos quebram o preconceito e estudam medicina no Paraguai

Há garantida para validação do diploma em países do Mercosul. Guarapuavanos quebram o preconceito e estudam medicina no Paraguai


Corajosos e despojados eles deixam em Guarapuava, pais, namoradas, amigos e todas as mordomias para passar seis anos estudando em um país que não é seu, convivendo rotineiramente com um idioma que não estão acostumados, a alimentação e moradia totalmente diferente e sem as regalias da casa dos pais. Foi isso que fizeram os guarapuavanos Lucas Brandalize Seguro, Thiago Godoi e Renato Algeri.

Eles acreditaram e não deixaram se levar pelo preconceito das pessoas pouco informadas com relação à lei que protege a certeza da revalidação dos diplomas de medicina obtidos nos países do Mercosul.

Segundo a Universidade Politécnica e Artística do Paraguai (UPAP), lei essa que garante a revalidação de diplomas expedidos no exterior (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos - Revalida). Uma outra tentativa obtida é o acordo ARCU-SUL que há duas semanas passou a valer por parte da representação brasileira do Mercosul, podendo dispensar pelo menos parte de brasileiros que estudam no Paraguai e outros países do bloco da difícil missão de fazer o diploma ser reconhecido. Salientando o que o sistema não beneficiará todos os estudantes porque só valerá para universidades e cursos credenciados com base em critérios de qualidade.

A Embaixada Brasileira no Paraguai e o Ministério da Edu¬cação do Brasil MEC) não dispõem deestatísticas relativas ao número de brasileiros que estudam no Paraguai, mas sabe-se que o país é bastante procurado por alunos de graduação, principalmente na área de medicina, e mestrados e doutorados.

Atualmente a UPAP possui vínculo com mais de 2 mil alunos brasileiros entre o curso de Medicina em Pedro Juan Caballero com quase 500 alunos em 04 anos de funcionamento e as turmas de mestrado e doutorados com o outro montante desde 2005. E está já confirmado com mais de 20 alunos matriculados o curso de Medicina em Cidade de Leste. A UPAP Cidade de Leste garante que ela vai se credenciar com todos os acordos do Mercosul pertinentes para facilitar todos os seus alunos brasileiros. Afirmando já ter fechado o contrato com uma profissional de psicologia brasileira, a guarapuavana Ana Carolina Gaspar, que concluiu o seu Mestrado em Educação pela UPAP em 2011. “Vamos cuidar de nossos alunos brasileiros como se fossem nossos filhos, e serão nossos filhos de coração”, disse à RSN.
CREDITOS REDE SUL DE NOTICIAS
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: