Esquema Noticias Mundo

By | 10:00 PM Leave a Comment

Coreia do Norte lançou foguete, diz governo sul-coreano

Autoridades do Japão dizem que lançamento falhou; regime de Kim Jong-un não comentou a notícia

iG São Paulo | 12/04/2012 20:26 - Atualizada às 21:5

Foto: AP Ampliar
Imagem de 28/3/2012 da DigitalGlobe mostra área de lançamento norte-coreana de Tongchang-ri na costa noroeste do país
O governo da Coreia do Sul afirmou que a Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance às 7h40 de sexta-feira no horário local (19h40 de quinta em Brasília). A notícia não foi confirmada pelo regime norte-coreano, que tinha informado que o polêmico lançamento aconteceria entre sexta-feira e segunda-feira.
Segundo governo do Japão o foguete não chegou a seu território, já que aparentemente o projétil fracassou e caiu no mar um minuto após sua decolagem.
Um funcionário do Ministério da Defesa japonês indicou, segundo a televisão pública "NHK", que tudo aponta que o foguete ascendeu 120 quilômetros e depois se dividiu em quatro fragmentos, antes de cair no Mar Amarelo. Analistas consultados pelo mesmo canal declararam que o projétil poderia ter sofrido um problema no momento em que sobrevoava o mar próximo à península coreana.
Leia também: Líder da Coreia do Norte assume cargos que eram de seu pai
A Coreia do Norte afirmou repetidas vezes que o foguete seria usado para enviar ao espaço um satélite de uso civil.
Mas países como a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão acreditam que o lançamento encobre um teste de mísseis balísticos de longo alcance que representaria uma violação a resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Se a notícia do lançamento for confirmada, deverá pôr fim a um acordo de 29 de fevereiro entre EUA e Coreia do Norte. Na ocasião, o novo líder norte-coreano, Kim Jong-un, aceitou uma moratória em seus programas nucleares e de mísseis em troca de 240 mil toneladas de ajuda alimentar.
Em março, os EUA anunciaram que esse plano de ajuda de alimentos à Coreia do Norte já está suspenso por considerar que o satélite que Pyongyang deve lançar viola uma resolução de 2009 do Conselho de Segurança que proíbe o lançamento de mísseis.
Coreia do Sul e Japão disseram que iriam interceptar o foguete norte-coreano caso ele representasse uma ameaça e invadisse seu território.
PORTAL IG.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: