Paraná gera mais de 20 mil.

By | 8:20 PM Leave a Comment

Paraná gera mais de 20 mil empregos em abril, melhor desempenho da região Sul




Dirceu Galleas, da Macroplastic.
Curitiba 25-07-2011.  foto Mauro Frasson.

O Paraná gerou no mês de abril 20.923 empregos com carteira assinada, um crescimento de 0,82% em relação ao estoque de assalariados no mês anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgados nesta quinta-feira (17). O número coloca o Paraná em terceiro lugar entre os estados que mais abriram empregos formais no mês, depois de São Paulo (85.346) e Minas Gerais ( 28.886).
O Paraná também se mantém líder da região Sul. Santa Catarina gerou 7.919 postos de trabalho no mês e o Rio Grande do Sul, 14.163 empregos. A Região Metropolitana de Curitiba registrou acréscimo de 6.100 empregos formais, o que representa crescimento de 0,59% em relação a março.
Nos quatro primeiros meses do no, houve acréscimo de 68.025 postos de trabalho, aumento de 2,72%. Nos últimos 12 meses, houve um crescimento de 4,82% no nível de emprego, com a geração de 118.156 postos de trabalho.
SETORES – A indústria de transformação foi o setor que mais contratou em abril, registrando um saldo de 6.147 postos de trabalho Em seguida, aparece o setor de serviços, com 5.249. O setor agropecuário gerou 3.969 postos, enquanto o comércio criou 3.207 vagas e a construção civil, 1.794 postos.
Segundo o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, os números mostram que o Paraná melhorou o desempenho em relação aos meses anteriores, passando da quarta posição na geração de empregos, em março, para a terceira colocação no ranking dos estados em abril, e o primeiro entre os três estados do Sul. “Há confiança dos empresários e segurança institucional, graças ao bom ambiente de negócios implantado no governo Beto Richa ”, analisa.
Para Romanelli, os números do IBGE sobre o emprego industrial também revelam que, enquanto no País houve retração na produção industrial em março, o índice do Paraná foi o melhor do Brasil. “A economia paranaense vai bem. Os dados do Caged revelam a geração de quase 21 mil empregos no mês de abril, com crescimento significativo na geração de empregos nos setores da indústria de transformação e na agropecuária”, diz.
Ele lembrou que a pesquisa do IBGE, divulgada dias atrás, já havia mostrado que o Paraná foi o estado que mais cresceu na geração de empregos no setor industrial do País, em março, com crescimento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. “Enquanto a maioria dos estados apresenta resultados negativos, no Paraná o crescimento do parque industrial nos três primeiros meses do ano foi de 4%”, analisa.
BRASIL – Em todo o País, o Caged registrou em abril a criação de 216.974 empregos formais, o que corresponde ao crescimento de 0,57% em relação ao estoque do mês anterior. O saldo é o maior de 2012 e demonstra a manutenção da trajetória de expansão dos postos de trabalho formais. Pela primeira vez no ano foi verificado crescimento em todos os oito setores da economia.
No acumulado do ano, há um acréscimo de 702.059 postos de trabalho, ou a expansão de 1,85% no estoque de empregos. Nos últimos doze meses, o crescimento foi de 4,64%, equivalente à criação de 1.713.410 postos de trabalho. No período de janeiro de 2011 a abril de 2012, foi registrado um saldo de 2.706.201 novos postos de trabalho, o que significa um aumento de 7,54%
                                                                                                                                                      SI
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: