Agrária completa 61 anos

By | 12:51 PM Leave a Comment

Agrária completa 61 anos de história

c206416335e7ccf2baeff66300760241

Uma das maiores empresas de Guarapuava completa, neste dia 5 de maio, 61 anos de história. Fundada por imigrantes suábios do Danúbio (origem alemã), em 1951, em Guarapuava, a Cooperativa Agrária nasceu de um projeto humanitário: a instituição Ajuda Suíça para a Europa definiu uma iniciativa para dar um novo futuro a 500 famílias de refugiados de guerra suábios. Eles haviam abandonado suas regiões, no sudeste europeu (regiões que hoje correspondem a Croácia, Romênia e Hungria, entre outros países) e estavam vivendo em abrigos na Áustria.
A Ajuda Suíça apoiou a imigração dos suábios para o Brasil e a fundação da Agrária. A Cooperativa instalou sua sede e as propriedades de seus associados no distrito de Entre Rios. A imigração modificou o perfil econômico do local, antes voltado à pecuária extensiva, e promoveu uma intensificação do povoamento do distrito.
Após mais de seis décadas, se o total de associados ainda gira em torno do número inicial, com 550 membros, o perfil da Cooperativa se modificou: culturas como o arroz deram lugar ao trigo, à cevada cervejeira, ao milho e ao soja. As unidades armazenadoras são atualmente três (Vitória, Guarapuava e Pinhão), que, com diversas ampliações ao longo dos anos, chegaram em 2011 a uma capacidade em torno de 775 mil toneladas.
No segmento da indústria, depois da fundação do Moinho Agrária, nos anos 50, a Agrária construiu fábrica de ração (agora passando por mais uma ampliação), uma maltaria (na época, em parceria com uma cervejaria) que, ampliada em 2009, passou a figurar entre as maiores do mundo, e uma indústria de óleo e farelo de soja.
Com o passar do tempo, foram criadas organizações coligadas, que integram o grupo Agrária: a FAPA (pesquisa agrícola), a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (que preserva a tradição dos imigrantes suábios), o Colégio Imperatriz e a Fundação Semmelweis.
Estreitaram-se também parcerias com empresas internacionais: Agrária e Ireks GmbH (Alemanha) inauguraram em 2004, como joint-venture, a fábrica da IREKS DO BRASIL (misturas para confeitaria); a Cooperativa se tornou representante da maltaria alemã Weyermann® (maltes especiais), da Cooperativa HVG (lúpulos) e fornece fermentos para cervejaria da canadense Lallemand.
Em 2011, contando com cerca de 980 colaboradores, a Cooperativa alcançou um faturamento de R$ 1,2 bilhão. O mais novo projeto da Agrária é uma fábrica de processamento de milho, que deverá entrar em funcionamento no ano que vem.
Para o aniversário da Agrária, a Fundação Cultural informa que manterá aberto o Museu Histórico de Entre Rios. Os visitantes poderão conhecer o acervo, de 10h ao meio-dia e das 13h às 16h. Fotos e objetos de época contam a história não só da Cooperativa, mas principalmente da imigração suábia. O museu está localizado na Colônia Vitória, ao lado do Centro Cultural Mathias Leh.
 SI
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: