Doenças de inverno

By | 4:48 PM Leave a Comment

Saúde

19/7/2012 - 10:16:08

Doenças de inverno aumentam movimento nas farmácias.

Escala Noticias atualizado as 16h50min

Vendas de antigripais chegam a dobrar nessa época de inverno Doenças de inverno aumentam movimento nas farmácias.

Temperaturas lá em baixo, ar condicionados, aquecedores e fogões a lenha ligados, cobertas e agasalhos fora do guarda-roupa, esses são sinais de que o inverno enfim chegou. Com a estação mais fria do ano, chegam também às tradicionais doenças de inverno. Gripe, resfriado, sinusite, bronquite e renite sempre aparecem mais nessa época do ano.
            Segundo a farmacêutica Alessandra, o aumento dessas doenças no inverno acontece em geral pela concentração das pessoas em ambiente fechados, que aumenta nessa época, e que facilita a transmissão dessas doenças “No inverno as pessoas tendem a ficar mais juntas e em ambiente fechados, com pouca ventilação, o que ajuda muita na transmissão desses vírus” afirma Alessandra.
            Nas farmácias de Guarapuava, a grande procura por xaropes, vitamina c, descongestionantes nasais, e principalmente de antigripais, comprovam que as doenças de inverno têm atingido em cheio a população. Karoline Marcondes, balconista de uma farmácia na região central da cidade, afirma que a venda de antigripais nessa época do ano chega a aumentar em 50%. Em outra rede de farmácias, Alessandra garante que os remédios que combatem gripe e resfriado, são os mais vendidos, e que as vendas nessa época quase dobram.       
            Outra preocupação da população é com a perigosa e famosa Gripe H1N1, de acordo com Karoline, muitas pessoas procuram a farmácias em busca da vacina contra o vírus, mas esse medicamento só esta disponível nas unidades publicas de saúde.
Outro remédio muito procurado, nas prateleiras das drogarias é o Tamiflu, principal combatente do novo vírus da gripe. Uma nova determinação do Ministério da Saúde voltou a permitir a venda do medicamento em farmácias, e sem a necessidade da retenção da receita, apenas sendo obrigatória a apresentação do receituário médico, prescrevendo a droga. “Tem essa nova resolução do Ministério da Saúde sobre o Tamiflu, mas ainda não o temos na farmácia, eles ainda estão nas distribuidoras” explica Karoline.
 RSN


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: