Pacientes esperam mais de 4 horas para

By | 4:40 PM Leave a Comment

19/7/2012 - 00:09:14

Pacientes esperam mais de 4 horas para atendimento na Urgência 24 Hs

Escala Noticias atualizado as 16h43min

Mães com filhos doentes se deslocam de vários bairros de Guarapuava. Pacientes esperam mais de 4 horas para atendimento na Urgência 24 Hs

Centenas de pessoas passaram pela Unidade de Urgência 24 Horas, no Jardim Pérola do Oeste em Guarapuava, nesta quarta-feira (18). Durante a noite, porém, o movimento aumentou. Eram mães vindas de vários bairros da cidade em busca de atendimento para os filhos doentes. Sentadas ou em pé elas aguardavam horas e horas a vez de serem chamadas.

“Estou aqui aguardando há horas. Me perguntaram por que eu não fui no Posto da Santana, mas lá não tem pediatra. O meu bebê é muito pequeno, está com o peito trancado e com febre e ninguém nos atende. Além de tudo está frio”, disse Celia Castilho, mãe de um menino de apenas três meses de idade.“Estou aqui desde às 7 horas e já são quase 10 horas (da noite) e ainda não fui atendida”, reclamou.
“Estou com a minha irmã que está com a pressão alta e com muita gripe. Estamos aqui há mais de duas horas e ainda não fomos atendidas”, se queixou Celia de Souza, que mora no Bairro Bonsucesso.
Nelson Ribeiro da Rosa e a esposa também aguardavam o atendimento para o filho. “Ele está com muita febre. Fizemos a pré consulta e agora estamos aguardando o médico chamar. Mas tem apenas dois. Faltam médico e por isso a demora é grande”, disse.
Suzana de Oliveira, moradora no Morro Alto, aguardava com o filho no colo enquanto a criança chorava compulsivamente. “Ele está com muita dor de ouvido e ninguém nos diz nada, ninguém nos atende. Eu não sei mais o que devo fazer”, afirmou.
Reinaldo Paiva, que também mora no Bairro Alto, disse que estava esperando atendimento há mais de duas horas. “Eu estou bem, posso esperar. Mas tem mães com os filhos que estão aguardando há horas. Quando eu falei com a enfermeira que está no balcão ela disse que estava chamando as fichas das 5h30 (da tarde) e já são mais de 10 horas (da noite)”, informou.
A fila na Unidade de Emergência aumenta a cada segundo. Todo o instante chegam carros levando pacientes. “Aqui é assim todos os dias e todas as noites, mas qualquer informação tem que ser dada pela secretária de saúde. Nós não podemos falar nada”, disse a atendente do balcão, a única que estava chamando os pacientes. Um jovem que estava atrás do balcão disse que durante o dia cerca de 140 pessoas já tinham sido atendidas. “O movimento aqui é muito grande. É sempre assim e tem dois médicos atendendo”, informou.
“Eu fiquei aqui a tarde inteira e não fui atendida. Agora estou voltando porque estou com muita dor. Durante o dia tinha só uma médica atendendo. Isso é um descaso e ainda tema coragem de falar que a saúde vai bem em Guarapuava”, disse Maria Aparecida da Gama, que mora na Vila Planalto. “Sempre é assim. Você vai nos postinhos não tem médico, não tem pediatra, ou não tem remédio. Atravessa a cidade e chega aqui e não atendido. Onde vamos parar desse jeito? Mas na televisão está tudo funcionando às mil maravilhas”, reclamou o esposo de dona Aparecida, Clodoaldo da Gama referindo-se às condições das unidades de saúde do município e às propagandas oficiais veiculadas na tevê.
RSN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: