Morte de mulher por mau atendimento em posto de saúde provoca protestos

By | 8:08 PM Leave a Comment
2/10/2012 - 20h07min          Escala   Noticias

Revoltados, moradores protestaram exigindo a substituição da profissional Morte de mulher por mau atendimento em posto de saúde provoca protestos


A morte de uma mulher nesta terça-feira (02), após o mau atendimento no Posto de Saúde no residencial 2000 em Guarapuava, provocou a revolta de moradores e o afastamento da profissional. Dezenas de  pessoas realizaram um protesto no inicio da tarde de hoje (02)  em frente ao posto para reclamar, principalmente, do despreparo e do mau atendimento da médica que atende no local. Segundo eles,  há muito tempo  há uma insatisfação com a médica. Contudo, o estopim da revolta foi a morte de uma senhora de 70 anos que não teve o tratamento correto.
Maria Leonina Silveira, segundo diagnostico, faleceu em virtude de uma pneumonia agravada nesta terça feira. Porém, de acordo com os moradores do bairro, Dona Leonina como era chamada, foi atendia pela médica do posto na ultima quinta feira, e voltou para casa somente com uma receita de “paracetamol”. No domingo, a senhora procurou a emergência municipal, e foi encaminhada ao hospital, porém, com a lotação esgotada, a mulher conseguiu uma vaga somente na segunda feira.
Faixas e cartazes na entrada do posto médico, demonstravam o luto e a revolta dos frequentadores do local. Palavras de ordem  como:  “Luto Saude” e “Socorro” podiam ser vistas nas faixas penduradas junto a entrada.
Rosangela Alves da Silva, é moradora do bairro há pouco mais de um ano, mas garante que já precisou usar o sistema de saúde do local, e não foi bem atendida. “ Eu cheguei no consultório e a médica perguntou:  o que você quer? Ai quando eu falei os meus sintomas ela me receitou um remédio para dor, e  se eu não tivesse  insistido, pedindo um  exame , sairia de lá sem,” afirmou Rosangela.
Luiz August o Abreu  é agente de imprensa da Secretaria de Saúde do município, e segundo ele medidas já foram tomadas “ A reclamação era contra um funcionário especifico. Ela já foi afastada e responderá a um processo interno para a gente saber o que realmente estava ocorrendo”, afirmou à REDE SUL DE NOTICIAS.
Segundo o agente, já houve a substituição de médicos, e o posto não ficará sem atendimento.

OUTRAS MORTES
Essa não é a primeira que vez que uma pessoa morre como  vítima do mau atendimento da saúde pública municipal em Guarapuava.  No dia 5 de setembro, portanto, menos de 30 dias, Antonio Pereira dos Santos morreu  na fila onde aguardava atendimento desde às 03h00 de hoje. Ele passou mal e morreu às 07h00.

Conforme a esposa de Antonio, ele teria tentado pegar ficha para atendimento cinco vezes nos últimos dias, mas não conseguiu em nenhuma tentativa. “Sempre que chegava a vez dele já não tinha mais ficha. Hoje ele foi mais cedo pra ver se conseguia”, disse a mulher
Redação   Escala  Noticias
RSN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: