Agricultores estão entre as principais vítimas do câncer da pele e devem redobrar a proteção no verão

By | 11:13 AM Leave a Comment
07/11/2012 -11h 13 min      Escala  Noticias
Imagem
O Brasil sendo um país com vocação natural à agricultura possui muitos trabalhadores que atuam diretamente expostos aos efeitos nocivos do sol de ano a ano e, com a elevação das temperaturas, já começam a sofrer com a incidência dos raios solares nos horários mais prejudiciais à saúde. Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que os municípios sem praias têm incidência de câncer da pele 40% maior do que os de regiões litorâneas e que os trabalhadores rurais são os mais atingidos pela doença.
Diante dessa realidade, a SBD alerta a população que atua sob o sol a buscar proteção contínua, já que a maioria dos casos de câncer da pele surge nas regiões mais expostas, a exemplo do rosto. “É importante utilizar bonés, protetor solar conforme o tom de pele, bem como usar camisas de manga longa e tecidos apropriados para a estação”, recomenda o dermatologista José Roberto Shibue, coordenador estadual do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A entidade vai levar exames gratuitos à população de várias cidades do Estado no dia 24 de novembro. Além de Curitiba, as cidades de Londrina, Apucarana, Cascavel, Paranavaí, Guarapuava e Toledo terão serviços gratuitos para avaliação clínica da pele.
O coordenador da ação ressalta, ainda, que pesquisa da entidade constatou que cerca de 70% da população não tem o hábito de se proteger. Segundo Shibue, as pessoas não devem se cuidar apenas nos dias de muito sol. Mesmo nos dias nublados ou de mormaço, a incidência dos raios ultravioleta penetra pelas nuvens, podendo causar danos à pele, sendo que rosto, pescoço e tronco ficam de duas a quatro vezes mais expostos do que outras partes do corpo. “Os cuidados com a pele devem ser diários, sendo que a melhor forma de prevenção é o uso do protetor solar”, explica o dermatologista. Aliado a isso, roupas, bonés, chapéus e óculos de sol formam uma barreira física que ajuda na prevenção da doença.
Redação   Escala  Noticias 
GN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: