Dia da Consciência Negra: Bancos e Prefeitura não funcionam no feriado

By | 8:18 PM Leave a Comment
16/11/2012 - 20:18:12                        Escala   Noticias

Sindicatos divergem sobre a data e comércio ainda não sabe se abrirá as portas.

Na próxima terça feira, dia 20 de novembro, comemora-se em todo o país o Dia da Consciência Negra, o dia dedicado a reflexão sobre a história e a inserção do povo e da cultura negra na sociedade brasileira é considerado feriado em muitos municípios. Em Guarapuava, uma lei municipal instituiu em 2009 classifica a data como feriado municipal. Em respeito a lei, bancos e a prefeitura municipal não irão funcionar nesse dia,contudo, o comércio ainda encontra-se dividido quanto o funcionamento.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Eloy Myska, afirmou em entrevista a Rede Sul de Noticias, que todos os bancos não devem funcionar na terça feira. “O feriado é instituído por uma lei
municipal, e nós já decidimos por cumprir a lei” contou o presidente. Segundo Eloy aqueles bancos que decidirem abrir suas portas terão de cumprir encargos diferenciados, e pagar hora extra aos funcionários. “Como esta previsto, aquele banco que abrir no feriado terá que pagar todo o salário do dia como se fosse hora extra e também mais um adicional de 100%” afirmou.
Informações repassadas pela prefeitura garantem que os serviços do Paço Municipal, bem como os promovidos pela prefeitura como limpeza das ruas, recolhimento de lixo e funcionamento de unidades de saúde e de outros programas municipais, não devem acontecer na terça feira.
Contudo, o feriado não deve ser antecipado com recesso, o que significa que tudo estará funcionando normalmente na segunda feira (19).
Por outro lado, associações e sindicatos como a ACIG e o SINCOPUAVA (Sindicato dos Contadores de Guarapuava) usaram seus sites e as redes sociais, para informar que trabalharam normalmente durante o feriado.
Já o SINDIGUA (Sindicato dos Empregados do Comércio de Guarapuava) e o Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava, travam uma batalha divergindo sobre o tema. O primeiro defendendo a classe dos empregados afirma que é a favor do fechamento, já os membros do outro sindicato desejam a abertura do comércio sob o ponto de vista que o comércio já vem sofrendo com muitos feriados nesse ultimo mês.
A discussão ocorre também, em grande parte, pela redação da lei 1792/2009 que não é muito clara em alguns aspectos. O presidente da Câmara, e autor da lei, João Napoleão, afirmou que irá propor uma alteração na lei, ainda na sessão de segunda feira (19), para que haja a melhor compreensão do tema. Ainda de acordo com Napoleão, a data é um feriado municipal e deve ser tratada como tal, cabendo ao comércio aceita-la.
REN
RSN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: