Com 147 anos, capela de São Sebastião festeja o padroeiro

By | 2:52 PM Leave a Comment
20/1/2013 - 14:52:45                              Escala   Noticias

A igrejinha fica na localidade de Rocio, em Guarapuava.

A Capelinha de São Sebastião reúne a comunidade devota para festejar o padroeiro, neste domingo (20), na localidade do Rocio, em Guarapuava.
Cavalgada com a imagem do santo, missa campeira, churrasco, barraquinhas, Show de Prêmios, são algumas das atrações religiosas e recreativas programadas para os festeiros.
Localizada às margens da BR 277, no KM 355, atrás do Aeroporto Municipal, a igrejinha comemora 143 anos de existência.

“A história da capela de São Sebastião é linda. Era ali que em 1870 se corriam as Cavalhadas”, disse Marilize Michelin, uma das organizadoras da festa. Segundo o relato histórico feito por Nahir Camargo
Teixeira nos livros Registros Históricos de Guarapuava )Benjamim Cardoso Teixeira) e A Igreja em Guarapuava ( Gracita Gruber Marcondes), citados por Marilize, em 26 de janeiro de 1885, o padre José Stumbo pedia autorização para a benção da capela. “Nesse ano o, Dom Lino Deodato Rodigues de Carvalho, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de São Paulo, do Conselho de sua majestade o Imperador, nomeava em 18 de abril, o cidadão Norberto Mendes Cordeiro para o cargo de administrador e zelador da Capela”que já existia em 1882.
Em 1907, Cesário Ventura do Nascimento França e sua mulher Francisca Batista dos Santos, doavam a imagem de São Sebastião, padroeira da capelinha, e uma casa coberta de telhas, com todas as benfeitorias.
Segundo os registros históricos, Cesário foi escravo do major França e era filho de Jesuina Maria do Espírito Santo.

“Entre os benfeitores da capela destacam-se Dona Rosa Laura Loures de Bastos que, enquanto viveu, sempre zelou para que o santo padroeiro fosse festejado em cada dia 20 de janeiro”. Também ficou determinado que Pedro Rodrigues, conhecido por Pedro Doutor, por exercer a profissão de veterinário, fiel devoto de São Sebastião, animador das festas em homenagem ao santo, zelaria da igrejinha.
Conforme os desejos do Pedro Doutor, que cuidava dos cavalos que “corriam as Cavalhadas” o seu corpo está sepultado num jardim existente ao lado da capela.

Ainda segundo a história, com a criação da Paróquia de Santa Terezinha, em 1960, a comunidade São Sebastião, passou a pertencer a essa paróquia.
Mas em 4 de setembro de 1977 com a criação da Paróquia D. Bosco, desmembrada da Santa Terezinha, a capelinha passou a pertencer à nova paróquia. É a capela mais antiga e tradicionalda D. Bosco, sendo atualmente dirigida pelos padres damascenos.
RSN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: