Entulho, lixo e sucata abarrotam pedreira municipal

By | 8:20 PM Leave a Comment
2/2/2013-            Escala   Noticias

Esse ferro-velho, segundo os funcionários, é um verdadeiro criadouro de ratos e cobras, prejudicando os moradores do entorno e os próprios empregados da Surg

Diário de Guarapuava             Harald Essert
 
A Surg – empresa responsável pela limpeza e pelo paisagismo da cidade – está com uma situação bastante desagradável em um de seus principais pátios, a pedreira municipal, no bairro Morro Alto. O local, que serve também de estacionamento para os caminhões de lixo, e abriga algumas oficinas e barracões, foi usado inadequadamente durante anos, tendo sido aproveitado para desovar entulho, lixo e veículos públicos sucateados.
Carcaças de carros, caminhões e ferragens (algumas aproveitáveis) estão por todo o lugar. Esse ferro-velho, segundo os funcionários, é um verdadeiro criadouro de ratos e cobras, prejudicando os moradores do entorno e os próprios empregados da Surg – assim como os trabalhadores da associação de catadores de recicláveis, que também funciona na pedreira.
Além disso, um local ao qual a Surg destina, há muitos anos, restos de podas e de jardinagem, vinha recebendo também entulho de construção e até lixo domiciliar. Segundo o encarregado de divisão da empresa, Wilson Soares Batista, que trabalha há 19 anos na Surg e acompanha diariamente a situação da pedreira, nos últimos anos foi dado livre acesso a terceiros, para que jogassem entulhos de todo tipo, e que acabavam jogando também outros lixos. Entre o mato e galhos encontram-se, por exemplo, vários restos de móveis, como cama, colchões e cadeiras. Para piorar, esse lugar de desova é um barranco, dentro de uma mata no vale do Jordão.
Contudo, a culpa não é restrita aos terceiros. A pedreira está repleta de entulho da própria prefeitura. Junto à mata, encontram-se pilhas de restos de obras e até um monte de ferragens de antigas carteiras escolares. Em outro local, se acumulam as estruturas ainda utilizáveis de pontos de ônibus e brinquedos de praças.
Também a Associação de Catadores de Lixo Reciclável de Guarapuava funciona na pedreira. Os trabalhadores ocupam um barracão cedido, mas que não oferece as condições adequadas para acondicionar tanta quantidade de lixo, que muitas vezes é espalhado pelo vento. No início do mês, a associação recebeu uma doação de Londrina de 40 carretas bitrem carregadas de material reciclável. Grande parte do material ficou exposta ao tempo.
O novo presidente da Surg, Fernando Damiani, surpreso ao se deparar com a situação da pedreira, disse que tomou algumas providências imediatas. Entre elas, a proibição do acesso ao local por terceiros e a remoção e destinação correta de entulhos e ferragens.
Além disso, Damiani afirmou que as estruturas da pedreira, como oficinas, escritórios, banheiros e vestiários, não estão em situação condizente com a empresa e com as necessidades dos funcionários, e que ele procuraria a prefeitura para avaliar os investimentos necessários.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: