Parque do Lago recebe mais de 200 peixes para evento que comemora o Dia do Trabalho

By | 11:22 PM Leave a Comment

12/04/2013  - 23:21:12            Escala  Noticias

Todos os anos, pescadores de Guarapuava e região se encontram no Parque do Lago para participar da tradicional atividade

Diário de Guarapuava  Redação
Os mais de 200 peixes soltos no Parque do Lago ontem são tilápias e várias espécies de carpas prontas para o consumo (Foto: Janaina Carvalho/Diário)
A menos de um mês para o Dia do Trabalho, a Secretaria de Agricultura de Guarapuava soltou no Parque do Lago mais de 200 peixes, entre eles tilápias e várias espécies de carpas. Tradicionalmente, no dia 1º de maio, Guarapuava recebe pescadores de várias cidades da região para a atividade.
Segundo o secretário de agricultura, Itacir Vezzaro, a quantidade foi estipulada devido à preocupação com o excesso de peixes. “Já existem peixes aqui, mas nós não temos como avaliar a quantidade, então temos que ter essa cautela. Colocamos um pouco mais de 200 peixes já prontos para o consumo”.
Algas
No mês de dezembro de 2012, a população de Guarapuava havia notado uma coloração esverdeada na água do Parque do Lago. Um estudo do Laboratório de Águas do Departamento de Biologia da Unicentro concluiu que isso acontecia devido à ação de algas da espécie Microcystis aeruginosa, que poderia ser tóxica, mas não havia indícios de que estivessem causando a mortandade de seres vivos.
Para o secretário, a água do Parque do Lago está em boas condições, apropriada para receber os peixes que poderão ser consumidos pelos pescadores que participarem do evento no dia 1º. “Observamos o comportamento deles, se estão vindo nas margens em busca de oxigênio, e percebemos que os peixes que estão aqui não têm problemas, a coloração está ideal e não há sinal de algas”.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: