Campeonato Paranaense de Jiu Jitsu deve proporcionar visibilidade aos lutadores guarapuavanos

By | 7:56 PM Leave a Comment
18/05/2013  -19:56:14                        Escala   Noticias

Em processo adiantado de popularização, jiu jitsu de Guarapuava recebe evento estadual neste domingo, com mais de 600 atletas

Diário de Guarapuava           Douglas Belan
Modalidade de jiu jitsu, que vem ganhando praticantes em todo o Brasil, deve reunir cerca de 5 mil pessoas em Guarapuava (Foto: Divulgação)
Considerado um celeiro de lutadores, o município de Guarapuava vai sediar um evento importante de jiu jitsu neste domingo, 19. A segunda etapa do Campeonato Paranaense de Jiu Jitsu, organizado pela FPJJB (Federação Paranaense de Jiu Jitsu Brasileiro), será realizada no ginásio Joaquim Prestes, com mais de 600 atletas de todo o Estado. As lutas começam às 10h e vão até o fim da tarde.
As categorias vão desde o pré-mirim (quatro anos) até as divisões livres, em todas as faixas e pesos. As lutas principais devem acontecer ainda pela manhã, já que a maioria dos atletas de elite terá de atuar também na função de treinador, à tarde.
Pelos espectadores, no entanto, os confrontos mais aguardados devem ser mesmo entre iniciantes. Isso porque boa parte dos atletas da casa terá a primeira chance de participar de um campeonato estadual. Proporcionar o crescimento dos jovens guarapuavanos no esporte é a principal função do evento, segundo o lutador e organizador Cristiano Cubas.
“Eu acho que, depois de Curitiba, Guarapuava é o mercado mais forte do Paraná no jiu jitsu. Com certeza, temos mais de 200 competidores, e muitos deles têm potencial. Além disso, os professores estão se aperfeiçoando muito. Mas a gente precisa dar oportunidades para que tudo isso seja visto”, disse. “No Paranaense, competem os melhores do Estado, então, um campeonato como esse tem tudo para alavancar as artes marciais em Guarapuava”, completou.
Mas as equipes anfitriãs terão de buscar espaço contra academias tradicionais do Paraná. Até o início da semana, delegações de Curitiba, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Cianorte, União da Vitória, Telêmaco Borba e Pinhão já haviam confirmado presença. Os organizadores esperam, ainda, alguns participantes de Santa Catarina e São Paulo.
Representante da FPJJB e comandante da 1ª Companhia do 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Cubas garante que esse será o maior evento da modalidade já realizado em Guarapuava.
“Estamos preparando uma estrutura excelente, com tatames e telões em várias partes da quadra. Serão 50 pessoas trabalhando na organização, entre pessoas cedidas pela prefeitura e funcionários e árbitros da federação. A nossa expectativa é de receber 5 mil espectadores”, contou.
A entrada aos torcedores será gratuita. Contudo, os organizadores recolherão quilos de alimento não perecível para quem quiser ajudar instituições de caridade do município. O campeonato no Joaquim Prestes dará medalhas e troféus aos vencedores, além de camisetas a todos os participantes. Os campeões também somarão pontos ao ranking anual.
Na primeira etapa do estadual, realizada em São José dos Pinhais, as equipes de Guarapuava conquistaram várias medalhas de ouro. A temporada prevê outros quatro torneios ao longo do ano. A final será realizada em Curitiba, em outubro.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: