Com o Pronatec, Assistência Social amplia a oferta de cursos profissionalizantes

By | 9:14 AM Leave a Comment
28/05/2013 - 09:14:12                               Escala    Noticias
 
Com o objetivo de promover a qualificação profissional, a Secretaria de Assistência Social de Guarapuava coordena o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), voltado aos participantes do CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais do Governo Federal. Realizado pelo Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), o Pronatec amplia a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. “Essa é uma excelente parceria para o município de Guarapuava. Através de capacitação, formação inicial e continuada, os cursos, que são gratuitos, trazem o conhecimento e facilitam o acesso ao mercado de trabalho”, afirma a secretária Cristina Silvestri.
Com duração mínina de 160 horas, os cursos são ofertados, em Guarapuava, pelo Senai e Senac. “Depois de formados, os alunos suprem a necessidade que existe em nossa cidade. A procura por profissionais qualificadas aumenta cada vez mais e essa é uma característica que o curso oferece”, ressalta o assistente social Valdir Rodrigo da Rosa, reforçando que as aulas são gratuitas e os alunos recebem todos os materiais didáticos, além de vale-transporte e alimentação.
Pré-inscrições
Estão abertas as pré-inscrições para camareira em meios de hospedagem até o dia 26 de maio; e de cabeleireiro até o dia 28. Devem ser feitas na Secretaria de Assistência Social ou em qualquer um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). É preciso ter mais de 16 anos, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico. Se o candidato já está cadastrado, mas não é beneficiário do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada) também pode efetuar a pré-matrícula. “Após essa primeira etapa, a secretaria encaminha as inscrições para as instituições de ensino. Como cada curso necessita que o candidato tenha um grau de escolaridade, será verificado se eles se encaixam em todos os requisitos”, explica Valdir.
Formatura
No final deste semestre, o Pronatec irá formar mais de 150 alunos. No Senac, estão em andamento os cursos de auxiliar administrativo, recepcionista e cuidador de idosos. No Senai, são de mecânico de automóveis leves, operador de computador, torneiro mecânico e auxiliar administrativo. No segundo semestre, serão abertas novas vagas para diferentes cursos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social fica na rua Senador Pinheiro Machado, 1075, Santana. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (42) 3623-7995 e sobre o Pronatec, no site www.pronatec.mec.gov.br. (Fonte: Assessoria de Impresa PMG).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: