Professor da Guairacá publica artigo científico em renomada revista brasileira

By | 7:50 PM Leave a Comment
4/12/2013-19:50:14--Escala  Noticias--
 fg_noticiasfoto10440


O professor André de Camargo Smolarek, do Colegiado de Educação Física da Faculdade Guairacá, acaba de publicar artigo na Revista Acta Scientiarum Health Sciences, considerada uma das mais importantes do país na área.
Seu trabalho intitulado “Overweight as hypertension risk prediction in bus drivers” (O excesso de peso como preditor de risco para hipertensão em motoristas de ônibus), analisa 75 motoristas de ônibus, verificando qual a associação do índice de massa corporal (IMC) com a pressão arterial. “A jornada de trabalho, bem como o estilo de vida e o estado nutricional destes trabalhadores, contribuem para o aumento das chances de apresentarem problemas cardiovasculares”, afirmou.
Ao final do estudo, segundo o professor André, foi possível constatar que os motoristas de ônibus que estavam com o IMC classificado como sobrepeso e/ou obesidade têm 4,04 vezes mais chances de estarem com a pressão arterial elevada, quando comparados com os seus colegas de trabalho que o IMC estava normal. “Estes resultados são importantes, pois servem de alerta sobre o excesso de peso destes trabalhadores, que por seu ofício apresentam características que levam ao aumento do peso”.
O professor André é atualmente Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Fisiologia do Exercício pela mesma instituição e é professor das disciplinas de Fisiologia do Exercício e Ergonomia e Educação Física na Faculdade Guairacá, onde busca formar novos profissionais que tenham a capacidade técnica para aplicar intervenções voltadas à melhoria das condições de trabalho e saúde do trabalhador.

Assessoria  Guairaca
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: