Produção de soja e milho

By | 5:04 PM Leave a Comment

Produção de soja e milho recuperam prejuízo causado pela seca no Paraná 

Escala Noticias atualizado as 17h04min


colheita-soja

Um levantamento divulgado, nesta segunda-feira (30), pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná, mostra que a safra 2011/2012  deve colher 31,8 milhões de toneladas de grãos. O volume representa uma pequena queda de produtividade quando comparado ao da safra anterior, 0,75%.
Se por um lado a soja e o milho tiveram bons resultados na segunda safra, a ponto de recuperar os prejuízos causados pela seca que atingiu o estado, a produção de trigo apresentou queda. No caso do milho, a colheita deve ser de 10,5 milhões de toneladas, volume 65% superior ao ano anterior. Com relação ao valor pago, o agricultor vai receber cerca e 6% a mais do que na safra anterior. O preço subiu, de acordo com o estudo do governo estadual, principalmente, pela quebra da safa de milho nos Estados Unidos.
Quando se analisa a produção de soja, a falta de chuva de meados de 2011 até fevereiro deste ano implicou perdas de 23,7% na produção. Porém, conforme dados do Deral, os produtores brasileiros foram beneficiados porque se registrou baixa produtividade norte-americana e a demanda da commodity por parte da China segue em alta.

Diante deste cenário, a saca de soja se valorizou em 75% e o preço pago ao produtor atingiu R$ 70,26, em média.

Feijão e Trigo tiveram queda na produção
As três safras de feijão cultivadas no Paraná devem totalizar 668,9 mil toneladas, 21% a menos que no ano anterior. Na primeira safra, os produtores ficaram desestimulados diante do valor pago pela safra e ainda que o preço tenha melhorado a partir da segunda safra, o produto local não apresentou boa qualidade limitando o aumento das vendas.
O trilho apresentou o pior cenário já que a produção caiu a níveis de 2002 perdendo a liderança no ranking nacional conquistada nos últimos dois anos. Nesta safra, o Paraná deverá colher pouco mais de 2 milhões de toneladas de trigo, queda de 10% em relação à produção anterior, que já vinha refletindo o desestímulo dos produtores.

g1
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: