Educação quinta tem paralisação dos professores estaduais

By | 12:18 PM Leave a Comment

Amanhã é dia de paralisação estadual nas escolas

29/08/2012 - 12h17min     Escala   Noticias
Imagem
Os professores e funcionários da Educação do Paraná fazem três dias de mobilização. Ontem (28) houve panfletagem. Hoje (29) há aulas de 30 minutos. Após o intervalo (10h), professores e funcionários farão debate nas escolas sobre a pauta da categoria e preparação para a paralisação.
Amanhã (30) é Dia de Luto e Luta. Haverá paralisação estadual e  grande passeata em Curitiba. Dia 30 de agosto já uma data tradicional para a entidade. Todos os anos educadores relembram o dia em que Álvaro Dias atacou professores com bombas e cavalos, em 1988.  No ano passado, sete mil pessoas estiveram nas ruas da capital na data. Neste ano, o movimento é ainda mais intenso, já que coincide com o prazo dado ao governo para resolver as pautas da categoria.
Após a passeata haverá assembleia geral, com possibilidade dos educadores entrarem em estado de greve. "Governador: compromisso assumido tem que ser cumprido" é o mote da campanha.
O que o governo prometeu:
- Reajuste de 19,55% ao magistério parcelado até outubro - índice necessário para se cumprir a Lei federal do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). A primeira parcela, em maio, foi a reposição da inflação (5,1%). A segunda parcela, de 6,66% deveria ter vindo em julho. O executivo enviou às pressas o projeto de lei nesta semana e hoje às 10h deve ser votado na assembleia legislativa.
- Reajuste de 3,54% para os funcionários, a fim de atingir o índice do salário mínimo regional. A defende 8,59%. Estes trabalhadores (merendeiras, inspetores, etc.) possuem os menores salários do funcionalismo estadual.
- Encaminhamento do projeto de lei com o novo Plano de Carreira dos funcionários
- Pagamento de promoções e progressões por tempo de serviço.
Redação Escala Noticias
GN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: