Falta de médicos e fossas.

By | 3:14 PM Leave a Comment

21/9/2012 - 15h13mi            Escala  Noticias

Fossas vazando e falta de médicos são os problemas na Vila Carli

Obras da rede de esgoto sanitário já começaram com recursos estaduais Fossas vazando e falta de médicos são os problemas na Vila Carli

Fossas vazando e falta de médicos no Centro Integrado de Saúde. Estes são os dois principais problemas que afetam as pessoas que vivem na Vila Carli, um dos bairros mais populosos de Guarapuava. O problema do esgoto sanitário, porém, já está sendo resolvido.
A falta de saneamento básico faz alunos da Escola Municipal Carolina G. Franco convivem com o mau cheiro da fossa que vaza. O problema se arrasta há alguns meses sem que nenhuma providência seja tomada. A reclamação, feita de forma velada por funcionários da escola por temerem represálias, é um problema que afeta a maioria das famílias.
“Não tenho mais onde abrir fossa no meu terreno; não temos calçadas na rua e as mães sofrem para levar as crianças na creche porque tem que andar pelo meio da rua”, afirma Dona Nair Martins, 63 anos e dos quais 40 mora na Vila Carli. “Já fizemos abaixo-assinados, já pedimos e de nada adiantou”, emenda.
“O que precisamos aqui é só o esgoto, já vieram e já mediram umas três vezes mas não fizeram nada. O meu terreno é pequeno e não tenho mais onde abrir fossas”, diz Euclides da Silva. Ele também reclama da falta de médicos no bairro. “Vá agora ali no posto, é só atravessar a rua, e veja de tem médico lá, mas pessoas doentes é o que mais tem. E isso é diariamente”, diz.

Além da rede de esgoto sanitário, que também é saúde, os moradores da Vila Carli precisam de médicos e de remédios na unidade de saúde. “Estou aqui desde às 4 horas e já anoitecendo e ainda não fui atendido”, reclamou Antonio Joel, um dos inúmeros pacientes que lotavam o Cia da Vila Carli no início da noite dessa quinta-feira (20). De acordo com uma enfermeira que atende no local, o médico só chegaria às 19h30.
“Eu precisei de atendimento para minha que tinha leucemia e tive que ir buscar socorro em Cascavel. Hoje, graças a Deus ela está curada, mas seu dependesse da saúde pública de Guarapuava não sei o que teria acontecido”, afirma Emerson Marques.
OBRAS DE SANEAMENTO BÁSICO
O problema da falta de esgoto sanitário já está sendo resolvido. As obras começaram e 80 homens trabalham na Rua Xavantes esquina com Francisco Carneiro Martins e vão beneficiar o bairro inteiro. Recursos na ordem de R$ 10,4 milhões para as obras nesse local e em outros bairros da cidade foi uma conquista do deputado estadual Cesar Filho ainda em dezembro de 2011.
“Isso é a maior benção que vamos receber”, disse Dona Nair Martins. “É tudo o que precisamos”, emenda Euclides da Silva.
Redação  Escala  Noticias
RSN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: