Obra e explosões

By | 4:06 PM Leave a Comment
01/09/2012 - 16h05min    Escala  Noticias

Obra e explosões chamam a atenção no centro da cidade



  Uma grande obra na cidade vem chamando atenção de quem passa pelas ruas do centro de Guarapuava. Localizada na Rua Guaira próximo a Estação da Fonte, a obra traz para cidade mais um grande empreendimento, as já populares em todo Brasil Lojas Americanas.

Com um estacionamento subterrâneo e mais dois pisos de lojas, o empreendimento terá cerca de 2.500 metros quadrados de área construída, e deve inaugurar ainda este ano, nos meados de dezembro.
Além das obras, o costumeiro barulho de explosão vem chamando a atenção também das pessoas que circulam pelas redondezas. Segundo o engenheiro responsável Edson Sanches, e o mestre de obras José Gonçalves Filho,trata-se na realidade de implosões, feitas abaixo da terra para a retirada de pedras, afim de que possa ser feito no local sapatas de sustentação a toda a estrutura. “ Vale salientar que este processo é totalmente seguro e legal, não oferecendo risco a nenhuma outra estrutura” garante o engenheiro.


João Maria Jatobá, é o homem por trás das implosões, e é chamado pelos colegas de trabalho como o “homem bomba de Guarapuava”. Há mais de 30 anos trabalhando com implosões, Jatobá conta que foi seu pai, sem querer que lhe ensinou o oficio em que trabalha até hoje. “ Meu pai era expedicionário na revolução , ai quando ele faleceu eu encontrei um livro dele que ensinava várias coisas, inclusive a mexer com explosivos, ai quando eu fui trabalhar com pedreira, resolvi tentar usar aquilo que tinha aprendido e deu certo”, afirma

Jatobá diz que os serviços que necessitem do uso de explosivos não são tão comuns na cidade, mas ajudaram-no Jatobá a criar seus 14 filhos.“ Eu tenho 11 filhos e 3 meninas, além de 4 outros que peguei pra criar, é muita gente, “ brinca Jatobá.
Com 66 anos de idade, Jatobá ensina um de seus filhos a profissão, e torce para queo menino tenhasucesso no trabalho, ganhando dinheiro para sustentar a sua família. “ As pessoas falam para mim fazer cursos em Curitiba e em outros lugares, mas eu já estou me aposentando, agora eu quero que ele faça, que ele e minha netinha estudem , pra dar um conforto a mais pra família deles né.”
Redação  Escala  Noticias
RSN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: