Aprovado mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

By | 6:08 PM Leave a Comment

20/12/2012  -18:07:12      Escala  Noticias





Confira neste informativo:



Aprovado mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental


Com área de concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, programa terá linhas de pesquisa em “Recursos Hídricos e Meio Ambiente” e em “Tratamento de Água de Abastecimento e Águas Residuárias”, no campus de Irati.

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental, que será desenvolvido em associação ampla entre as universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG). As duas instituições já realizam (em associação ampla) programas de pós-graduação stricto sensu em áreas de Biologia Evolutiva e Ciências Farmacêuticas.
No parecer da comissão da área, que avaliou a proposta, foi levado em conta que as instituições contam com 12 salas disponíveis para docentes e seis salas para os discentes, equipadas com computadores, que serão utilizadas exclusivamente para o programa. Outro fator diz respeito aos laboratórios que, segundo o grupo de avaliação, estão adequados para o atendimento à área de concentração e linhas de pesquisa.
A biblioteca foi outro ponto fundamental no processo. Além dos acervos disponibilizados pelas instituições, também são oferecidos outros serviços pelas bibliotecas da UEPG e Unicentro, como os acessos ao Portal da Capes e do sistema PHL, disponível na Internet (http://unicentro.phlnet.com.br), bem como as bases Scopus e Science Direct do Portal da Capes.
A qualidade do projeto, bem como o nível de excelência do corpo docente também foram pontos considerados positivos para a aprovação do programa.
O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, lembrou que este é o segundo curso de mestrado aprovado neste mês (o outro foi em Desenvolvimento Comunitário). “Este é mais um presente de Natal para nossa instituição, o que também comprova a seriedade e eficiência do trabalho executado nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Todos os envolvidos nesse projeto, seja da Unicentro ou da UEPG, estão de parabéns, pois foi graças ao envolvimento do pessoal administrativo e pedagógico das universidades que hoje temos essa grata notícia”, conclui Bona, lembrando que, na Unicentro, o mestrado funcionará no campus de Irati.



Direção do Campus Santa Cruz conclui instalação de elevadores


Buscando promover a readequação dos espaços do campus Santa Cruz da Unicentro, principalmente no que diz respeito à acessibilidade, a Direção da unidade promoveu a instalação de elevadores nos blocos A, M e Q. A medida é uma das propostas da campanha da atual administração do campus Santa Cruz e tem objetivo de facilitar o acesso de professores, estudantes, agentes universitários e visitantes aos espaços da unidade universitária.
Para o diretor do Campus Santa Cruz, Ademir Juracy Fanfa Ribas, a acessibilidade é um dos pilares da atual sociedade e a universidade deve estar sempre atenta às adequações que se fazem necessárias. “Promover a acessibilidade é, também, desenvolver. O desenvolvimento perpassa os números e cifras, ele vai além, pois está no respeito às pessoas. No respeito ao direito de ir e vir do cidadão”, afirmou.
Fanfa Ribas lembrou que, além dos elevadores, outra obra que visa a acessibilidade é a reforma do piso do hall do elevador e das escadas do bloco D, em seus três pavimentos. A obra totaliza uma área de 170m², com custo de R$ 28,9 mil.



Alunos de Administração divulgam resultados de ações de responsabilidade social


Ao final deste ano letivo, as atividades de responsabilidade social desenvolvidas pelos acadêmicos do terceiro ano do curso de Administração (períodos diurno e noturno) do campus Santa Cruz, da Unicentro, mereceram destaque pelo impacto social positivo nas organizações atendidas.
Para a professora Julie Cristini Dias, do Departamento de Administração e orientadora das atividades, as parcerias e articulações viabilizadas pelos acadêmicos com a comunidade foi um fator importante para o saldo positivo. Como exemplo, a docente citou a parceria com o Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob para realização de um bazar beneficente, em que todo o valor arrecadado foi entregue a Associação de Pais e Mestres João Victor Siqueira da Luz, proporcionando melhorias necessárias ao Colégio.
“Houve também a entrega de materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal ao Serviço e Obras Sociais de Guarapuava e à Comunidade Bethânia. Outra atividade de responsabilidade social desenvolvida foi a arrecadação e entrega de 2527 livros por meio de parcerias com empresas locais, que foram destinados, principalmente, para a biblioteca do Instituto Dom Bosco da Comunidade Paz e Bem”, contou Julie.
O Albergue Noturno Frederico Ozanam, de Guarapuava, foi outra organização escolhida pelos acadêmicos, onde, por meio de uma campanha de arrecadação, foram entregues alimentos não-perecíveis (20 cestas básicas) e produtos de higiene e limpeza, resultantes da articulação entre os acadêmicos e empresas de Guarapuava. Também houve uma palestra sobre “Economia Doméstica” para moradores do Jardim Aeroporto.
Em uma das atividades realizadas pelos estudantes, junto ao Canil Municipal e Sociedade de Proteção dos Animais de Guarapuava, uma rifa foi organizada e todo o recurso financeiro arrecadado foi destinado a compra de ração para os animais mantidos no canil. A ação foi reconhecida pelos representantes da instituição, que compareceram à Unicentro para agradecer à iniciativa dos acadêmicos.
Algumas atividades fora do município de Guarapuava também foram realizadas. Uma delas no Lar de Idosos São Francisco de Assis, localizado no Pinhão-PR, que recebeu 31 pacotes de fralda geriátrica, 11 caixas de leite, cinco pacotes de lençol absorvente, cadeira móvel de banho, 40 peças de roupa, colcha e acolchoado.
Para a professora, durante o planejamento e desenvolvimento das atividades, os acadêmicos reconheceram como gratificantes as ações. “Eles participam de um processo de descoberta e desenvolvimento de habilidades altruístas, que prescrevem o perfil do profissional administrador que a universidade forma”, explicou Julie.



Docente de Irati desenvolve pesquisa sobre “Identidade e Hibridismo”


A professora do Departamento de Letras da Unicentro, Édina Cabral Bührer, apresentou os resultados da pesquisa intitulada “Identidade e Hibridismo: discutindo a condição do aluno-professor no estágio supervisionado em língua inglesa”. O trabalho teve como objetivo compreender a condição de aluno-professor como aprendente e ensinante da língua inglesa durante o estágio curricular supervisionado, com intuito de analisar como a identidade é construída nesta etapa da graduação.
Édina contou que, a partir do estudo, observou-se a necessidade de intervir no processo de formação do licenciando, levando-o à percepção das implicações das posições de aprendiz e ensinante da língua inglesa pelas perspectivas de identidades binária e híbrida.
A pesquisa é resultado do doutorado da professora no Programa de Pós-Graduação em Letras e Estudos Linguísticos, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

REN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: