Com estrutura precária Aeroporto sobrevive de voos e decolagens de particulares

By | 9:36 PM Leave a Comment
 
21/12/2012  - 21:36:26            Escala   Noticias
 
Anúncio de recurso federal para revitalização de aeroportos anima administrador.
 Estacionamento com vagas de sobra, terminal sem nenhum passageiro e pista vazia, e a necessidade urgente de investimentos na compra de equipamentos avançados. Essa é a realidade do Aeroporto Tarncredo Tomaz de Faria em Guarapuava. Desde 2011 sem ter companhias aéreas operando o aeroporto hoje vive apenas de pousos e decolagens de aviões particulares.
O cenário é bem diferente do de alguns anos atrás, quando algumas companhias faziam voos regulares e o aeroporto tinha demanda. “ A Tam tinha uma linha por aqui, passava por aqui umas quatro vezes por dia, e nessa época o aeroporto vivia cheio, tinha passageiros não é? Até a lanchonete ali funcionava”, relembra um dos funcionários do local.
Segundo a administração, neste ano uma média de

180 pousos e decolagens são registradas por mês na cidade, bem diferente do passado quando cerca de 350 vôos passavam pelo aeródromo no mesmo período.

Os problemas do aeroporto não estão somente na falta de passageiros. A infra estrutura do local está precária. Inaugurado em 1980 o Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria nunca passou por uma grande reforma. “A última reforma que teve aqui foi em 1998, quando modificaram um pouco a pista, mas o terminal de passageiros nunca foi mexido” conta outro funcionário.
Recentemente o local passou por outro grande problema: a falta de cercas ao seu redor permitia a invasão de animais e pessoas na pista de decolagem. Após muitas investidas, a administração do aeroporto conseguiu fundos e terminou a instalação de cercas e grades por todo o terreno do aeroporto.
Apesar das dificuldades, o Aeroporto de Guarapuava consegue ainda realizar um bom trabalho e segue nos padrões estabelecidos pelas entidades reguladoras da aviação. “Nosso orçamento aqui é apertado, as coisas são muito caras na aviação, e recebemos poucas verbas das entidades que controlam a aviação do Brasil, e também da prefeitura. Mas com tudo isso seguimos operando normalmente de acordo com as exigências”, afirmou a administração.
Com a possibilidade de novas verbas federais anunciadas pela Presidente Dilma, os administradores comemoram a possibilidade de reformar o espaço e readequar os equipamentos. “ O mais importante é atualizar os equipamentos que temos. Hoje em dia há a necessidade de termos equipamentos bem mais avançados. Esse espaço aqui é como a nossa casa, sempre tem que dar uma arrumada, e faz tempo que isso não acontece” comentaram os funcionários. “ Se conseguirmos reformar isso aqui e deixar tudo bonito e funcional, com certeza as companhias aéreas vão nos procurar e voltar a atuar em Guarapuava”, finalizou entusiasmado o administrador do aeroporto.
RSN


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: