UTFPR completa dois anos com expectativa de inaugurar campus e abrir novos cursos

By | 10:17 PM Leave a Comment
13/04/2013  - 22:17:12                      Escala   Noticias

A perspectiva é que o segundo semestre se inicie na sede própria, que está em construção. Possivelmente, com uma nova graduação que deve atender às necessidades do mercado regional

Diário de Guarapuava Harald Essert
Previsão é que a mudança para a sede própria seja feita nas férias de julho (Foto: Studio Yanagawa)
Prestes a completar dois anos nesta segunda-feira, dia 15, o campus Guarapuava da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) ainda espera a conclusão da sede própria e segue em espaço cedido pela Unicentro. Contudo, muitas mudanças ocorreram desde o primeiro ano do campus: laboratórios e biblioteca, antes compartilhados pela universidade estadual, foram construídos e são exclusivos dos alunos da tecnológica. Além disso, as salas de aula e estrutura administrativa estão completamente mobiliadas e funcionais.
Mas talvez os avanços mais significativos sejam a iminente conclusão das obras do campus – que deve ser inaugurado em agosto, na volta às aulas – e a inclusão de dois novos cursos na unidade: bacharelado em engenharia civil e tecnologia em manutenção industrial.
Nesses dois primeiros anos, o campus de Guarapuava se tornou a unidade da UTFPR com a segunda maior proporção de candidatos por vaga, e somou mais de 300 alunos matriculados. O investimento total em estrutura, materiais e capacitação de pessoal nesse período ultrapassa os R$ 15 milhões.
Construção do campus
“No segundo semestre temos que estar lá”, disse o diretor do campus Guarapuava, João Paulo Aires. Segundo ele, a previsão é que, caso tudo ocorra como planejado, a mudança para a sede própria seja feita nas férias de julho, de modo que as aulas do segundo semestre se iniciem já no campus. Atualmente, a UTFPR funciona em dois blocos da Unicentro, no campus Santa Cruz.
“A mudança depende, mais do que da obra em si, do sistema de energia e saneamento. Mas acreditamos que vai dar tudo certo para voltarmos às aulas no nosso campus”, acrescentou Aires.
Segundo ele, a expectativa também é grande em relação à abertura dos novos cursos – hoje existem engenharia mecânica e tecnologia em sistemas para internet.
Estrutura

O tempo entre a concepção do campus Guarapuava e a instalação da UTFPR na cidade foi muito curto. Aires lembra que a unidade foi autorizada pelo governo federal no início de 2010 e em 2011 as primeiras turmas começavam as aulas no espaço compartilhado pela Unicentro. Porém, como efeito da rapidez, não havia móveis, materiais e nem laboratórios. Até o ano passado, a biblioteca e a maior parte dos laboratórios eram divididas com a universidade estadual.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: