Procissão de Corpus Christi sairá da Igreja Santa Terezinha, às 15h

By | 9:50 AM Leave a Comment

30/05/2013  - 09:50:23        Escala Noticias

A celebração eucarística será realizada na Praça da Fé às 15h30, após a chegada da procissão

Diário de Guarapuava         Mariana Rudek
Procissão sairá às 15h, em frente à igreja Santa Terezinha, com destino à Praça da Fé (Foto: Jorge Teles/Arquivo)
A tradicional procissão de Corpus Christi terá alteração de trajeto este ano. Segundo a Coordenação da Ação Evangelizadora da Diocese de Guarapuava, a programação de quinta-feira, 30, se inicia às 7h da manhã na igreja Santa Terezinha com uma missa. Em seguida, grupos se revezam na adoração ao Santíssimo Sacramento até as 15h. Nesse momento, haverá a saída da procissão rumo à Praça da Fé. Às 15h30 haverá celebração eucarística na praça.
A mudança da programação, que tradicionalmente acontecia na Catedral Nossa Senhora de Belém, é em virtude da construção e reformas na matriz.
A procissão terá o itinerário saindo da igreja Santa Terezinha pela avenida Moacir Julio Silvestri, em seguida dobrando à esquerda na rua Santa Catarina, e posteriormente, à direita, na rua Bahia.
Apesar da previsão não apontar precipitação para quinta-feira, 30, a coordenação adiantou que em caso de chuva, não será realizada a procissão. Neste caso, a celebração eucarística será às 15h30 na igreja Santa Terezinha. As demais atividades programadas serão realizadas normalmente.
Os tradicionais tapetes serão montados na avenida Moacir Julio Silvestir, próximo à paróquia Santa Terezinha e na rua Bahia, em frente à Praça da Fé.
Tradição
O dia de Corpus Christi, do latim Corpo de Cristo, é uma data católica para a celebração da eucaristia. É comemorada sempre na quinta feira após o domingo da Santíssima Trindade. É um dia de orações para os católicos.
A procissão pelas ruas da cidade significa tornar pública a adoração e veneração à eucaristia, que para a religião, representa o corpo de cristo.
Os tradicionais tapetes confeccionados com areia, serragem colorida, farinha e outros objetos, surgiram em Portugal e foram trazidos ao Brasil na época da colonização. Eles são montados nas ruas onde a procissão deve passar.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: