Sob intervenção, PR 540 carece de sinalização e manutenção

By | 8:39 AM Leave a Comment
4/7/2013  -08:39:23            Escala   Noticias

A estrada que circunda as cinco colônias de Entre Rios está sendo reformada ao longo de um cronograma de dois anos do DER, mas os usuários reclamam da situação enquanto dura a intervenção

Diário de Guarapuava Harald Essert
Os buracos e o asfalto desgastado, somados à falta de sinalização, geram muitos perigos aos condutores da PR 540 (Foto: Diário de Guarapuava)
Pintura fraca, falta de placas de trânsito e muitos buracos. A situação da PR 540, a estrada estadual que faz a ligação entre as cinco colônias do distrito de Entre Rios, é de bastante desgaste, e a falta de sinalização torna perigoso dirigir à noite ou em dias de chuva forte.
Segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), no entanto, a rodovia está sob intervenção, num contrato de dois anos para revitalização de toda a extensão. Enquanto isso, certas melhorias só podem ser feitas de acordo com o cronograma, como o reperfilhamento da pista, que deve demorar mais alguns meses. Contudo, a previsão para que seja refeita a sinalização horizontal é mais otimista: até o fim de julho.
Desgaste
As chuvas do mês passado contribuíram drasticamente com a já desgastada situação da estrada, abrindo vários novos buracos em decorrência da umidade no solo. Além das fendas abertas no meio da pista, as beiradas do asfalto também se desfizeram em vários trechos – tornando difícil a distinção entre estrada e acostamento, e obrigando os motoristas a irem para o meio da pista em alguns locais, para evitar descer da rodovia.
Na opinião do caminhoneiro Adilson Freitas, que faz o trajeto de Guarapuava até a Colônia Vitória várias vezes por semana, essa situação gera circunstâncias perigosas. “Quem está acostumado, sabe onde está cada defeito, cada buraco novo. Mesmo em dia de chuva, quando tem pouca visibilidade, eu não me perco. Mas para aquele viajante que não conhece, que veio só visitar, é perigoso sair da pista ou rodar num buraco”, contou. Para ele, a falta de sinalização é um dos maiores fatores de risco. “Tem momentos em que você não enxerga a pista, não sabe onde ela termina, ou onde tem uma curva. Só não se perde quem já sabe bem o caminho”.
A reportagem verificou várias situações perigosas na PR 540. Em alguns trechos, o asfalto se afunila, e no mesmo local ainda há buracos, que forçam os condutores a ir para a outra pista – o que é um grande risco quando vem outro veículo no sentido oposto.
Manutenção
Segundo o DER, a primeira providência para melhorar a situação é tapar os buracos. A regional de Guarapuava informou que, desde que parou de chover, está consertando as fendas e rachaduras que surgiram em toda a região, mas com atenção especial às PRs 170, 466 e 540. Em Entre Rios, a operação tapa-buraco deve ser feita ainda esta semana.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: