Noticias da Prefeitura de Guarapuava

By | 8:43 PM Leave a Comment
26/8/2013    - 20:42:23                Escala  Noticias
eva curitiba
Em Curitiba, Eva participa do Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher
A vice-prefeita de Guarapuava e secretária da Mulher, Eva Schran, e as integrantes de movimentos de mulheres, Onira Tenera, Eva Venâncio e Edilza Luz, participaram do Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher, no último sábado (24), em Curitiba. Na Praça Santos Andrade, foram oferecidas orientações sobre a proteção dos direitos da mulher em situação de violência e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, além de atendimentos com assistentes sociais, psicólogos e advogados.
A mobilização foi organizada pelo Tribunal de Justiça do Paraná com apoio da Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), instituições públicas e movimentos sociais. Eva teve a oportunidade de apresentar as reivindicações das guarapuavanas a representantes de várias instituições, como a juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Curitiba e integrante da Cevid, Luciane Bortoleto; a desembargadora Denize Kruger; a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro; e a delegada titular da Codem, Paula Crhistiane Brisola. “Esse evento foi muito importante, pois mobilizou o poder público, de forma integrada, e chamou a atenção para os direitos e proteção das mulheres vítimas de violência”, afirma Eva.

Escolas Municipais e Cmeis participam do Encontro da Arte Folclórica da Unicentro
Para comemorar o Dia Nacional do Folclore (22 de agosto), as escolas municipais e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil) organizaram uma ampla programação, entre elas a participação no XXVI Encontro da Arte Folclórica da Unicentro, que tem o apoio da Prefeitura. O evento acontece durante toda a semana. O objetivo é resgatar as tradições, costumes e lendas que fazem parte do folclore brasileiro.
As apresentações dos alunos vão acontecer nesta terça-feira (27), no auditório Francisco Contini, na Unicentro; quinta-feira (29), no Espaço Cidadão do bairro Santana; e na sexta-feira (30), no auditório do campus Cedeteg. Todas começam às 13h30. As crianças vão apresentar cantigas de roda, danças e teatros com contos populares brasileiros sobre o Saci-Pererê, Bumba Meu Boi, Curupira e da Mula sem Cabeça. Segundo a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Beatriz Ianuch, tradições de vários povos e diversas etnias compõem o folclore, por isso é importante que os alunos conheçam e comemorem a data. Até o dia 5 de setembro, haverá uma exposição na entrada do campus Santa Cruz, com trabalhos confeccionados em sala de aula.



Equipes do Samu de Guarapuava recebem instruções práticas em resgate aéreo
Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros de Guarapuava receberam instruções práticas em resgate aéreo do Graer (Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo do Paraná) da Polícia Militar. O treinamento aconteceu no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria, na última sexta-feira (23). Os profissionais conheceram as instalações e o funcionamento do helicóptero Jet Ranger e obtiveram informações os procedimentos em situações de emergência. Para finalizar, foram realizados dois vôos pela cidade.



Entidades e instituições podem se inscrever para o desfile de 7 de setembro
As entidades, instituições e escolas interessadas em participar do Desfile Cívico de 7 de Setembro podem se inscrever na Casa da Cultura, onde está disponível o regulamento. O desfile terá início às 9h. Os alunos das escolas municipais estão recebendo orientações sobre postura e civismo dos soldados do 26º GAC. “A intenção é resgatar nos alunos a importância e a tradição do desfile de 7 de Setembro”, destaca a coordenadora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim.
Na próxima segunda-feira (2), na Praça 9 de Dezembro, a Prefeitura de Guarapuava inicia a Semana Cívica. Todos os dias, às 8h, até o dia 6 de setembro, ocorrerá o hasteamento das bandeiras. As solenidades serão acompanhadas por soldados do 26º GAC e escolas municipais, estaduais e particulares. A abertura terá a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, da vice-prefeita Eva Schran e da secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette.

Assessoria de Imprensa da  PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: