Parana vai produzir vacina antirrabica

By | 12:38 PM Leave a Comment

Paraná atenderá todo o Brasil com vacina antirrábica


vacina

O Paraná produzirá toda a demanda do País por vacina antirrábica e terá o maior volume de fabricação do mundo do medicamento para imunização de cães e gatos. Para isso, o governo autorizou nesta semana a formalização de um convênio de R$ 56,5 milhões com o Ministério da Saúde para que o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) amplie a produção em escala industrial e adapte a planta produtiva à nova tecnologia de cultivo celular.
Com os investimentos e a utilização da tecnologia, o instituto terá condições de fabricar gradativamente até 30 milhões de unidades por ano, o que representa um aumento de 300% na atual produção. Para atingir esses objetivos, será construído na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) um novo prédio, com o complexo para a manipulação e o envase de produtos. A obra completa irá durar três anos.
O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, explica que o instituto precisava adequar sua planta industrial para atender a demanda e a recomendação do Ministério da Saúde. “Com esse investimento, vamos produzir vacinas com alta tecnologia e transformar o Tecpar em um dos mais avançados institutos de pesquisa, desenvolvimento e produção de imunobiológicos do país”, disse ele.
De acordo com Felix, a construção da unidade vai servir ainda para outros produtos do Tecpar. Além da ampliação na produção, a nova unidade industrial permitirá a fabricação de vacinas por cultivo celular, utilizando células de rim de hamster (BHK – baby hamsterkidney). São doses de 1 ml, com validade de dois anos, substituindo a vacina antirrábica de uso veterinário pelo método Fuenzalida Palácios, que utilizava como substrato cérebro de camundongos neonatos – em doses de 2ml e com validade de um ano.
O novo método permite obtenção de um produto mais puro e capaz de induzir maior produção de anticorpos, sendo mais seguro para os animais por não provocar efeitos colaterais. Além de evitar sacrifício de animais. “Trata-se de uma inovação importante que gera segurança e qualidade ao produto, além de ter um reconhecimento internacional”, disse Felix.
Redação  Escala  Noticias
Jornale
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: