Capes aprova o primeiro mestrado profissional da Unicentro

By | 9:20 PM Leave a Comment
Cabeçalho

7/3/2013-21:19:12              Escala  Noticias


A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) recebeu mais uma boa notícia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a aprovação 13º programa de mestrado da instituição, intitulado “Ensino de Ciências Naturais e Matemática”. Este é o primeiro mestrado profissional da Unicentro.
O curso terá área de concentração em “Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática” e linhas de pesquisa: em “Métodos de Ensino para Ciências Naturais e Matemática” e “Processos de ensino e aprendizagem em Educação Científica”. O objetivo é qualificar graduados em Ciências Naturais (Física, Química, Ciências e Biologia) e Matemática nos aspectos teórico, epistemológico e metodológico, em termos da compreensão e utilização da ciência e da tecnologia, voltados ao ensino-aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, além de contribuir para a formação profissional a partir da inovação e aprimoramento da prática docente, considerando os conteúdos das disciplinas em seus aspectos teóricos e experimentais.
O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, fez questão de destacar o crescimento vertical da instituição, que chega ao 14º curso de pós-graduação stricto sensu (13 cursos de mestrado e um doutorado). “Nos últimos meses temos obtidos inúmeras aprovações de mestrados pela Capes, o que comprova que estamos no caminho certo, com um corpo pedagógico e administrativo cada vez mais capacitado e promovendo constantemente o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou, parabenizando, logo após, os envolvidos com o projeto.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Ventura Faria, explicou que o curso de mestrado profissional atribui ao obtentor do grau de mestre as mesmas prerrogativas do nível acadêmico, incluindo o exercício da docência e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma. “Esse é o primeiro mestrado profissional oferecido pela Unicentro, que se reveste de grande importância por oportunizar a formação de recursos humanos e a capacitação dos profissionais da área de ensino, em nível de mestrado, na região de abrangência da Unicentro e demais regiões do Estado”, destacou Faria, acrescentando, em seguida, que o mestrado profissional enfatiza estudos diretamente voltados à qualificação, preferencialmente de quem já atua no exercício da profissão.
O projeto do mais novo mestrado da Unicentro teve a coordenação da professora Ana Lúcia Crisóstimo (Ciências Biológicas) e vice-coordenação do professor Sandro Aparecido dos Santos (Física). 

Unicentro abre 100 vagas para curso pré-vestibular


A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) está com inscrições abertas para o curso preparatório para os vestibulares da instituição. Este ano, 100 vagas estão sendo disponibilizadas para os jovens carentes de Guarapuava. Os interessados podem se inscrever pelo site da Universidade, até o dia 11 de março.
Os candidatos que se inscreverem serão avaliados por meio de questionário socioeconômico e de entrevista, que acontecerá entre os dias 12 e 15 deste mês. No entanto, para a realização da entrevista, são necessários os documentos que comprovem a renda e as despesas da família, como contas de água, luz e aluguel.
Os que forem aprovados poderão fazer a matrícula no dia 19 de março e as aulas terão início no dia seguinte (20). Para mais informações, o interessados devem ligar para o telefone (42) 3621-1081 ou mandar e-mail para direx@unicentro.br.

Campus de Irati terá Centro de Convivência


Uma obra com mais de 300 m², orçada em R$ 322 mil e que atenderá toda a comunidade universitária, está sendo construída no Campus de Irati da Unicentro, o Centro de Convivência. Para esse espaço está prevista a instalação dos caixas eletrônicos já existentes no Campus (Caixa, Banco do Brasil e Itaú) e a implantação de uma nova praça de alimentação.
Edélcio Stroparo, diretor do Campus, salienta a importância do espaço que compreende a nova construção, o Restaurante Universitário e o estacionamento como uma grande área de encontro entre acadêmicos, professores e funcionários e que propicia a realização de atividades que estão fora do currículo dos cursos, mas que são importantes do ponto de vista pedagógico.
Segundo a Direção de Campus a parte estrutural deve ser concluída em dois meses. Logo após, será feita a instalação dos terminais bancários e aberta licitação para a praça de alimentação, portanto, o Centro de Convivência deve ser concluído ainda no primeiro semestre de 2013. A obra está sendo executada com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) através do projeto de infraestrutura da universidade.

Incubadora Tecnológica apresenta prestação de contas e novos projetos


A Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ) passa por um momento de expansão, tanto no espaço físico quanto no ingresso de novas empresas. Em assembleia realizada hoje (7), além de fazer um balanço contábil e fiscal do ano de 2012, a direção da Integ apresentou os novos projetos, que incluem salas para atender a mais cinco novos projetos e a apresentação de duas novas empresas incubadas, que são a Faveri e Cia, consultoria tecnológica e novas tecnologias em produtos de higiene, e a Pastori Ambiental, uma empresa geomorfológica e de geoprospecção.
Em breve será inaugurado um novo espaço, que vai abrigar a área administrativa da Integ/Novatec e onde serão alojadas algumas empresas. No espaço atual, será instalada uma “Ilha de Ideias”, um local formado por estações de trabalho com seis computadores que ficarão à disposição dos acadêmicos interessados em criar algo, ou seja, para novas ideias e assim orientá-los sobre o caminho a seguir.
Segundo o diretor da Integ, Leandro César Moreira Santos, a expectativa é que da “Ilha de Ideias” surjam não só boas ideias, mas novas empresas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico da instituição e da região.
Durante a assembleia foram apresentadas algumas novidades para 2013. Uma delas é a proposta para a transformação da Integ em empresa de utilidade pública, o que favorecerá novos investimentos em benefício dos incubados e apoio aos novos projetos e a apresentação do projeto do Parque Tecnológico Virtual Estadual, um espaço destinado a atender projetos que não podem estar fisicamente na incubadora, mas que podem ser orientados a distância. A Unicentro será um dos polos, sendo cinco em todo o Paraná. O lançamento do Parque Tecnológico Virtual acontece no próximo dia 21 de março, no Workshop de Inovação, que será realizado nas dependências da Integ, com a participação do secretário Alípio Leal, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reitores das universidades estaduais e prefeitos da região.

Campus Santa Cruz recebe exposição sobre a “Revolução de 1924”


O centro de exposições da Unicentro, no campus Santa Cruz, recebe a exposição “A revolução de 1924: Rondon no Paraná”. O documentário fotográfico, registrado pelo capitão Thomaz Reis e processado na cidade de Milão (Itália) a mando do general Cândido Rondon, retrata o Movimento Tenentista em sua passagem pelo Oeste paranaense.
Os documentos apresentam etapas da revolução, como os rebeldes que se concentraram na região de Guarapuava para aguardar o contingente que vinha do Rio Grande do Sul. Por aqui se estabeleceram, inclusive com quartel-general e hospital de campanha. Também mostra a região de Catanduvas, então território guarapuavano, onde ocorreram sangrentos combates entre o exército e os rebeldes, que contaram com o reforço das polícias militares da região Sul, comandadas pelo general Cândido Rondon. Derrotados, os rebeldes remanescentes deram início a conhecida Coluna Prestes, movimento que se deslocou pelo interior do Brasil pregando reformas políticas e sociais.
A exposição, aberta ao público durante a manhã e tarde, permanece na Unicentro até o dia 15 de março.

Curso de Pedagogia de Prudentópolis realiza aula inaugural


A coordenação do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Prudentópolis promoveu na terça-feira (5) uma aula inaugural. Além de aula magna e de repasse de informações sobre a vida acadêmica, o evento contou também com a animação da banda Under Rocks, formada por professores da Unicentro.
O evento teve objetivo de promover a interação dos estudantes com a universidade, além de repassar informações sobre a estrutura organizacional da Unicentro e promover a integração dos estudantes aos processos de ensino, pesquisa e extensão.
A aula magna foi proferida pela professora Márcia Tembil, pró-reitora de Ensino da Unicentro, que abordou a "Formação Acadêmica e a Licenciatura em Pedagogia para formação de educadores em contextos escolares e extra-escolares" e também falou sobre os programas que a universidade dispõem aos estudantes de Pedagogia.
Também, a professora Regina Chicoski, diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla), falou sobre as atribuições do setor frente às necessidades dos docentes e discentes na graduação.
 O evento ainda contou com a presença da chefe do Departamento de Pedagogia de Irati, professora Ana Flávia Hansel. O curso de Pedagogia de Prudentópolis é vinculado ao Departamento de Pedagogia de Irati.

Secretário de Esportes do Paraná profere aula inaugural de Educação Física de Irati


O secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, foi o palestrante da Aula Inaugural do curso de Educação Física, Campus de Irati, no dia 1º de março, no miniauditório da unidade universitária.
Roman, que falou sobre o tema "Da escola às Olimpíadas", além de secretário de Estado é também professor e árbitro da Federação Paranaense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol, compondo desde 2008 o quadro de árbitros da Fifa.
O evento contou com a presença de professores do Departamento de Educação Física, representantes do município de Irati, dentre eles o prefeito Odilon Burgath, e do diretor do Campus de Irati, professor Edélcio José Stroparo.


comunicacao@unicentro.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: