Educação, cidadania e justiça ambiental serão os temas da Semana do Meio Ambiente

By | 8:49 AM Leave a Comment
29/05/2013  - 08:48:12                              Escala   Noticias
meio ambienteA Prefeitura e a Unicentro realizam a 1ª Semana do Meio Ambiente: Educação, Cidadania e Justiça Ambiental, entre os dias 4 e 8 de junho. Na programação, constam palestras, mesa redonda, lançamento de livros e oficinas, além da coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha. As atividades vão reunir várias entidades que promovem projetos ambientais na cidade.
A abertura oficial será no dia 4, às 19h, no auditório da Faculdade Guairacá. A professora mestre Liane Márcia Justen ministrará palestra, aberta ao público, sobre práticas em educação ambiental na perspectiva da sustentabilidade. Após, acontecerá o lançamento dos livros “O Ambiente é o meio: diversos olhares sob a ótica da Educação Ambiental” e “Desafios da Educação Ambiental”.
No segundo dia (5), está programada uma mesa redonda para discutir os desafios da implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos em âmbito regional, com a participação do secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, e representantes do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. O debate será mediado pela professora Ana Lucia Suriani. Também terá a palestra da professora Adriana Massaê Kataoka, que falará sobre educação ambiental em Guarapuava.
Na quinta-feira (6), no Centro de Exposições da Unicentro (campus Santa Cruz), às 19h30, será lançado o livro “Cartografia da paisagem: trajetória socioambiental de Guarapuava”. Além disso, haverá atividades no Parque das Araucárias para alunos do Colégio Estadual Manoel Ribas, ministrado por acadêmicos de Biologia da Unicentro. As oficinas continuarão na sexta-feira para estudantes de Química e de Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, sob orientação dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente, também do Carneiro Martins, e de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá.
O Distrito de Entre Rios também receberá atividades. No dia 7, a Prefeitura, em parceria com a Cooperativa Agrária, realizará a 2ª Gincana Ecológica para as turmas do 3° ao 6° ano das escolas municipais do campo Princesa Isabel e Francisco Peixoto de Lacerda Werneck e do Colégio Estadual Dom Pedro I.
Na rua XV de Novembro, acontecerá, durante toda a semana (4 a 8), a coleta de eletroeletrônicos pelo Sescap-PR e de óleo de cozinha pela GRT. As barracas serão montadas em frente à Praça 9 de Dezembro, das 9 às 17h, durante a semana, e das 9 às 12h, no sábado. A Secretaria de Meio Ambiente, que fica no Parque das Araucárias, também receberá esses materiais. Ainda na XV de Novembro, apenas no dia 6, a Escola Municipal do Campo Professor Maack vai expor objetos relacionados ao tema ambiental e artesanatos.
Segundo o secretário Celso Araújo, a Semana do Meio Ambiente será a oportunidade de informar a população e conscientizar sobre várias questões. “Essa semana busca abrir os olhos da população para a educação ambiental. Queremos fazer dessa ação um ponto de partida para discussões pertinentes ao meio ambiente em nossa cidade”, afirma.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site www.unicentro.br/meioambiente.

 (Fonte: Assessoria de Imprensa PMG)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: