GUARAPUAVA SERÁ PRIVILEGIADA NO PRIMEIRO EDITAL DO CURSO DE MEDICINA, ANUNCIA CESAR FILHO

By | 1:38 PM Leave a Comment
25/8/2013  - 13:38:12   ESCALA  nOTICIAS
curso medicina reuniao
O prefeito Cesar Silvestri Filho reuniu, nesta quinta-feira (22), representantes dos hospitais Santa Tereza e São Vicente e das faculdades Guairacá e Campo Real para relatar as informações obtidas sobre os editais para implantação dos cursos de Medicina no Brasil. O prefeito, o secretário municipal Stefan Negrão e o chefe da 5ª Regional de Saúde, Vinícius Traiano, conversaram nesta quarta-feira com técnicos do Ministério da Saúde, em Brasília. “Achei importante conversar com os representantes dos hospitais e instituições de ensino, de forma transparente e democrática, para que fiquem cientes do que nos foi repassado sobre os editais, até porque muitas informações não estavam claras e foram atualizadas”, destaca Cesar Filho.
Conforme o prefeito, Guarapuava será privilegiada no primeiro edital para implantação do curso de Medicina. “Nem todas as cidades anunciadas ou pré-selecionadas estarão aptas. Somente Guarapuava e Curitiba estarão no primeiro edital. Curitiba para a ampliação de vagas e Guarapuava será a única do interior do Paraná que será contemplada com o curso, pelas condições que o município apresenta, a distância de outros cursos em funcionamento, pela qualidade da rede hospitalar, tamanho da cidade e outros aspectos”, explica.
Outra boa notícia, segundo Cesar Filho, é que Guarapuava foi habilitada, pelo Ministério da Saúde, para receber até 120 vagas e não apenas 40 ou 50 como foi anunciado. “Em Curitiba, por exemplo, serão 50. Então, Guarapuava ainda terá o dobro de vagas dos outros municípios. O que vai definir essas vagas é o projeto que as instituições irão apresentar. Não poderão ser divididas para duas instituições. Apenas uma poderá comportar o curso”, esclarece.
Um dos pré-requisitos para o município se habilitar ao curso é a pré-existência das residências médicas. “A partir do momento que o município faz a adesão, tem de se comprometer com as residências. Neste sentido, os técnicos destacaram que as instituições podem começar esse processo imediatamente, porque o Governo Federal já viabiliza recursos às instituições. O hospital que estiver servindo de residência terá preferência dentro dos programas do governo, pois ele muda de status como prestador de serviços”.
Em relação aos dois hospitais da cidade, Stefan disse que estão aptos, pois possuem mais de 100 leitos SUS. “Chegou a hora de Guarapuava, até pela forma como a cidade está inserida nos editais, pelas nossas condições, estrutura, demanda, população, entre outros. Guarapuava, segundo nos repassaram na reunião em Brasília, é o tipo de município que interessa ao Ministério da Saúde para a implantação do curso de Medicina”, comemora.
A reunião teve a presença da diretora geral interina da Faculdade Guairacá, Irene Raquel Garcia; da coordenadora do curso de Direito da Campo Real; Elizanea Caldas Faria; do diretor geral da Campo Real, Edson Aires da Silva; do provedor e da vice-provedora do São Vicente, Ruy Primak e Viviane Ribas; do consultor de Controle do Santa Tereza, José Wagner Coimbra Campos; e do diretor geral do Instituto Virmond, Eduardo Persel Potulbski.

  “Tanto o São Vicente quanto o Santa Tereza estão aptos e interessados em firmar essa parceria e receber os residentes. Hoje ficou clara a viabilidade de deixarmos os nossos leitos preparados a receber a residência. Muitas dúvidas foram esclarecidas. Teremos a possibilidade de fortalecer os dois hospitais”, destaca Ruy Primak. “Recebemos excelentes notícias do prefeito Cesar Filho, que foi muito democrático em convocar essa reunião com as instituições e os hospitais”, acrescenta Eduardo Persel Potulbski.

Assessoria   de Imprensa  da  PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: