Copel conclui nova subestação de energia no sul do estado

By | 8:29 AM Leave a Comment
copel

A Copel colocou em operação mais uma nova subestação transformadora de energia – a sexta concluída pela empresa no Paraná este ano. A unidade, energizada oficialmente nesta terça-feira (27), foi construída em Paulo de Frontin, município da região sul do Estado.
O empreendimento começa a operar na tensão de 34,5 mil volts e irá suprir a demanda até agora atendida pela subestação instalada em Mallet. “A nova subestação assume o suprimento a unidades consumidoras de Paulo Frontin e também da área rural próxima, o que será fundamental para garantir mais qualidade no fornecimento, reduzindo a probabilidade de interrupções”, detalha o superintendente de Obras de Transmissão da Copel, Nilberto Lange Jr.
Junto à nova subestação também estão sendo implantadas três novas linhas de transmissão: uma para atender o município de Paulo Frontin e outras duas para atender um distrito e uma área rural da região. O reforço significa mais segurança no fornecimento de energia com menor risco de falhas, em especial para as regiões de Vera Guarani, Carazinho e Quatorze de Dezembro, que serão atendidos por circuitos exclusivos.
A construção da subestação recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão. De acordo com a gerente da Divisão de Projetos e Obras de Subestações 34,5 kV da Copel, Mara Regina Alves de Assis, “ela irá assegurar condições plenas de atendimento à expansão do consumo nas unidades já existentes e também à instalação de novas cargas, favorecendo desta forma o desenvolvimento socioeconômico da região”.
EXPANSÃO
A entrega de obras como essa faz parte do programa de expansão da Copel, que para 2012 prevê a finalização de 15 empreendimentos importantes de distribuição e transmissão no Paraná, entre subestações novas e ampliações de instalações já existentes.
Das oito subestações previstas para este ano, cinco já entraram em operação – uma em Prudentópolis, uma em Londrina, uma em Maringá, uma em Ibaiti e uma em Curitiba.
Além da unidade em Paulo Frontin, estão previstas ainda as entregas de subestações em São José dos Pinhais e União da Vitória. O plano de crescimento prevê também a instalação de mais de 270 quilômetros de linhas de transmissão novas no Estado.
AEN


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: