Governo regulamenta a Lei de Inovação Tecnológica no Paraná

By | 6:01 PM Leave a Comment
Cabeçalho
 27/2/2013 - 18:01:12                         Escala   Noticias
Lei da Inovação estabelece mecanismos entre os setores público e privado e universidades para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Aldo Nelson Bona, participou nesta quarta-feira (27), em Curitiba, da regulamentação da Lei de Inovação no Paraná. O decreto, que foi assinado pelo governador do Estado, Beto Richa, cria benefícios e estabelece mecanismos de cooperação entre os setores público e privado e universidades para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.
Entre as medidas regulamentadas, está a participação técnica e econômica do Estado em projetos de empresas paranaenses, cuja atividade principal seja a inovação tecnológica. “Com entendimento e diálogo, realizamos audiências públicas para conseguir elaborar uma legislação moderna e abrangente. Investimento em inovação é um compromisso nosso”, afirmou o governador.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, explica que é necessário o Estado apoiar a inovação para que possa crescer e desenvolver sua área científica. “Inovação demanda investimentos e riscos, mas não garante lucros. O incentivo estadual é inteligente, pois gera empregos, competitividade e fortalece a parceria público-privada”, declarou o secretário.
Para o reitor da Unicentro, a nova legislação é um marco importante para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Estado. “A regulamentação da Lei de Inovação é um momento histórico, pois, a partir de agora, está garantida a segurança jurídica necessária para a produtiva interação entre a universidade e a indústria”, destacou Bona.
RECURSOS – O decreto define que 2% do orçamento estadual sejam destinados à inovação, sendo 10% desse valor para recursos de subvenção econômica. O valor será de R$ 300 milhões por ano.
Além de representantes do Governo do Paraná, a reunião contou com a presença de reitores de universidades e empresários.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Unicentro recepciona os calouros de 2013


No decorrer desta semana, a Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está realizando a recepção aos novos estudantes de 2013. O evento ocorre nos campi Santa Cruz, Cedeteg (ambos em Guarapuava) e de Irati. 
Na terça-feira (26), a recepção ocorreu no Campus Santa Cruz. Nesta quarta (27), foi a vez dos calouros do Cedeteg participarem do evento, no auditório da unidade universitária. E, dia 28, a recepção será em Irati, no Auditório Denise Stoklos. As recepções acontecem sempre em dois períodos, às 10h e às 19h.
O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, explicou que o evento é o momento de dar as boas vindas aos calouros e orientá-los sobre a vida acadêmica. “A partir de agora, os estudantes começam a viver o dia a dia da universidade e, tradicionalmente, fazemos a recepção para facilitar a adaptação deles. No evento, além de falarmos sobre os principais direitos e deveres, também apresentamos a estrutura da instituição e aqueles que respondem pelos setores administrativos e pedagógicos, aos quais os acadêmicos podem se reportar para sanar dúvidas”, explicou Bona.
Durante a recepção, os calouros também assistem ao “Vídeo Institucional 2013”, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro, com supervisão da professora Ariane Carla Pereira. Nesse ano, o vídeo inicia com notícias sobre a universidade exibidas nos meios de comunicação, o que serve para mostrar como a instituição está inserida na comunidade e, mais ainda, como influencia o desenvolvimento regional e estadual.

Inscrições para “Iniciação Científica Júnior” encerram dia 1º de março


Os professores da Unicentro, interessados em participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, têm 1º de março para realizar a inscrição, que deve ser feita via protocolo, endereçado à “Dirpes/IC”, utilizando a ficha de inscrição (Anexo III) e Plano de Trabalho (Anexo IV) do edital nº 017/2012, disponível no site da Diretoria de Pesquisa (acesse aqui).
Docentes interessados devem cumprir os seguintes requisitos:

-         Pertencer ao quadro de docentes efetivos da Unicentro;
-         Possuir no mínimo o título de mestre e possuir experiência em atividades de pesquisa, cultural, artística ou em desenvolvimento tecnológico;
-         Ter produção profissional divulgada em revistas especializadas ou livros ou capítulo de livros ou anais de encontros científicos ou exposições, etc.;
-         Estar cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) como membro de Grupo de Pesquisa Institucional da Unicentro;
-         Ter pesquisa credenciada junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) nas modalidades Pesquisa Isolada (PqI) ou Pesquisa Continuada (PqC);
-         Não estar afastado por qualquer motivo;
-         Não apresentar pendências junto à Unicentro;
-         Adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias para a execução das atividades.

O número máximo de alunos orientados por cada docente é de cinco bolsistas do CNPq e três bolsistas da Fundação Araucária. Mais informações na Diretoria de Pesquisa da Unicentro.


comunicacao@unicentro.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: