Chuvas garantem espetáculo de águas em Foz do Iguaçu, no Paraná

By | 2:02 PM Leave a Comment

24/06/2013 -14:01:12                Escala  Noticias

Vertedouro de Itaipu teve que ser aberto para escoar o excedente de água.
Nas Cataratas do Iguaçu, passarelas estão interditadas desde sábado (22).

Do G1 PR, em Foz do Iguaçu
As chuvas que têm atingido todo o Paraná desde a madrugada do dia 19 mudaram o cenário nos dois principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, no oeste do estado. Os turistas que visitarem a região nesta segunda-feira (24) poderão conferir o espetáculo das águas na Hidrelétrica de Itaipu e nas Cataratas do Iguaçu.
Por causa do grande volume de chuvas em toda a bacia do Rio Paraná, o vertedouro da usina de Itaipu precisou ser aberto para escoar o excedente e manter o reservatório em níveis seguros. A maior vazão desde o dia 20 foi registrada por volta das 6h desta segunda, quando o volume escoado passou de 8,6 milhões de litros de água por segundo.
A previsão dos técnicos de Itaipu é que o vertedouro continue aberto nos próximos dias.
Já nas Cataratas do Iguaçu, a vazão que na madrugada de domingo (23) passou de 13 milhões de litros de água por segundo - cerca de dez vezes acima da média no maior conjunto de cachoeiras do mundo - diminuiu na manhã desta segunda. Mas, apesar do volume ter baixado, às 10h30 passavam pelas quedas 8,7 milhões de litros de água por segundo, o equivalente a seis vezes o normal.
Por medida de segurança, as grades das passarelas que levam à Garganta do Diabo tiveram que ser retiradas no sábado (22) e o acesso interditado. O rafting feito no Rio Iguaçu, logo abaixo das quedas, foi suspenso. O passeio do Macuco Safári continua sendo feito, mas em um percurso mais curto. Do lado argentino das Cataratas do Iguaçu, as passarelas superiores também foram interditadas.
Prejuízos
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, o número de afetados pelas chuvas passa de 38,4 mil pessoas. No total, 28 municípios foram atingidos, 644 moradores continuam desabrigados  e duas pessoas morreram soterradas em um deslizamento de terra em Laranjeiras do Sul no dia 20.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: