Secretarias Municipais e Surg auxiliam moradores de áreas atingidas por alagamentos

By | 2:09 PM Leave a Comment

Secretarias Municipais e Surg auxiliam moradores de áreas atingidas por alagamentos

IMG_5942 A chuva que se estende desde quarta-feira (19) causou pontos de alagamentos em Guarapuava. O Simepar registrou 125 milímetros de chuva nesse período, índice quase superior ao total previsto para todo o mês – 138 milímetros. As famílias que moram nas áreas atingidas estão sendo atendidas pelas equipes da Surg, secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Obras, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o 2° tenente do Corpo de Bombeiros, Guilherme Tondo, os alagamentos ocorreram porque as áreas afetadas estão em um nível mais baixo que o restante da cidade. “Os lugares atingidos são locais de baixadas, por isso o escoamento da água acaba se concentrando nessas regiões. Também não podemos esquecer que há locais perto de rios, como, por exemplo, no Jordão, onde o volume subiu cerca de 6 metros”.

As equipes da Secretaria de Assistência Social estão percorrendo os locais, atendendo a solicitações e cadastrando as famílias que precisam ser encaminhadas a outros locais. “A prioridade é levar crianças de colo, idosos e pessoas com necessidades especiais para áreas seguras. Estamos encaminhando as famílias para casas de parentes e, caso elas não tenham um local para ficar, serão levadas para a igreja da Vila Bela, onde terão atendimento médico, caso necessitem, água, alimentação, cobertores, colchões e roupas”, afirma a representante da Assistência Social, Adriane Cristina Neitzke. No Jordão também estão sendo realocadas famílias, que ficarão na sede da associação de moradores, se houver necessidade.

A moradora da Vila São Vicente, Marisete Santos, 36 anos, que sempre residiu no local, conta a região sofre com as chuvas há quatro anos e a atuação da prefeitura é fundamental. “Quem mora aqui já presenciou várias situações como essa, mas a ação da prefeitura e dos bombeiros, que também estiveram aqui hoje, é muito necessária nesse momento, para ajudar os moradores a saírem daqui e também conscientizar sobre os cuidados que nós devemos ter”.

Surg

Funcionários da Surg e da Secretaria de Obras estão distribuídos em várias áreas, trabalhando de forma emergencial e também fazendo o levantamento dos pontos de alagamento. “Estamos fazendo serviços de desassoreamento de rios, execução e limpeza de galerias, inclusive com apoio da comunidade”, esclarece o presidente da Surg, Fernando Damiani, destacando que as áreas mais atingidas pela chuva estão em Entre Rios, Jordão, Industrial e Concórdia.

De acordo com Damiani, obras feitas sem infraestrutura contribuem com os alagamentos. “Quando se faz asfalto sem manilhamento, o resultado é esse. Mas o prefeito já determinou que a Secretaria de Obras faça um estudo técnicos dos locais de maior risco de enchentes”, adianta, destacando que os moradores são orientados para que não joguem lixo nas ruas, o que colabora ainda mais com os alagamentos.



Laranjeiras do Sul

Segundo Adriane, a prefeitura e a Defesa Civil se prepararam para esse período chuvoso. Além de auxiliar as famílias guarapuavanas, a administração municipal atendeu ao pedido de apoio de Laranjeiras do Sul, onde morreram duas pessoas (mãe e filha) e 100 ficaram desabrigadas. Foram enviados colchões conforme solicitação da prefeita Sirlene Svartz, que decretou estado de emergência por 60 dias. “Graças ao planejamento de Guarapuava, tivemos condições de atender o município que integra a nossa região”, finaliza Adriane. A situação é emergencial em praticamente todo o Estado, de acordo com a Defesa Civil do Paraná.

Assessoria
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: