Menos da metade dos lavadores de carro de Guarapuava atendem lei ambiental

By | 10:07 PM Leave a Comment
7/6/2013  - 22:06:23                                      Escala   Noticias

Um dos fatores que contribuem com o problema é o custo elevado das estruturas e serviços relacionados ao tratamento dos efluentes da atividade de lava-car. Em Guarapuava, existem 59 empresas no total

Diário de Guarapuava Harald Essert
Para estarem de acordo com a lei, lavadores devem reter resíduos e não usar água da rede de distribuição (Foto: Janaina Carvalho/Diário)
Pode não parecer, mas a atividade dos lavadores de carro tem grande potencial poluidor. Assim como qualquer serviço automobilístico, há muita graxa e óleo de motor, sem contar os fortes detergentes e a sujeira do veículo, que, se não forem tratados corretamente, escoam direto para o meio ambiente, poluindo córregos e lençol freático.
Apesar disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) encontram dificuldade em fazer todos os empresários obedecerem às normas. Segundo os órgãos, embora não haja números exatos, bem menos da metade dos lavadores de Guarapuava estão dentro da legislação.
Para abrir um lava-car voltado a veículos pequenos (automóveis e caminhonetes) não é preciso de licenciamento ambiental através do órgão estadual. Nesses casos, é o próprio município que faz as orientações legais e emite o alvará de funcionamento. O instituto ambiental somente intervém em caso de infração grave ou evidente caso de poluição ao meio ambiente.
São vários os requisitos para que um lavador fique dentro da lei. “É preciso haver a caixa de contenção [para óleo, graxa e água usada] e também o tratamento e a reutilização da água das lavagens”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo, que ressaltou ainda que essas empresas não podem utilizar água da rede de distribuição. “Elas devem ter poço artesiano ou qualquer outra forma de captação de água”, acrescentou.
Além disso, o município não permite a abertura de lava-cars em qualquer lugar – é preciso que a área tenha permissão para esse tipo de atividade no plano de zoneamento urbano.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: