onferência Municipal do Meio Ambiente alerta sobre o descarte correto de resíduos sólidos

By | 9:40 AM Leave a Comment
                       conferencia municipal1
 20/6/2013   -   09:40:12                      Escala   Noticias


Segundo estudos realizados pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), uma pessoa gera em média 1kg de lixo por dia e, desse total, 50% são resíduos sólidos que podem ser reciclados, mas isso ainda não acontece efetivamente. Assim, para buscar soluções na área, a Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada em Guarapuava, traz como tema principal a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Juntos devemos definir e defender prioridades e ações para o desenvolvimento sustentável em Guarapuava e nesse momento podemos contribuir para a preservação do meio ambiente também no Brasil”, afirma a vice-prefeita de Guarapuava, Eva Schran que participou da abertura do evento nesta quarta-feira (19), no auditório da Faculdade Campo Real.
O evento teve início com uma palestra ministrada pelo coordenador de resíduos sólidos do IAP, Marco Antonio Silva, sobre os resíduos sólidos em âmbito regional e nacional. A Conferência segue durante a tarde, onde os participantes serão divididos em grupos que discutem os eixos temáticos da Conferência: Produção e consumo sustentável; Redução de impactos ambientais; Geração de emprego, trabalho e renda; e Educação ambiental.
Após discussão, os grupos de trabalho propõe cinco itens que irão integrar o documento que será apresentado na etapa macrorregional da Conferência, que acontece no dia 2 de julho, onde representantes de 70 municípios da região devem se reunir em Guarapuava. “Agora somos todos responsáveis pelo descarte de resíduos em Guarapuava. Tanto quem produz, como quem consome. Por isso, é cada vez mais importante estarmos bem informados sobre os detalhes da nova Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como também, sobre o descarte de qualquer produto de forma correta, com a consciência de que é preciso consumir cada vez menos”, esclarece o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo.
A Conferência Municipal encerra com a eleição dos 50 delegados que irão representar a região na Conferência Estadual que acontece nos dias 5 e 6 de setembro em Foz do Iguaçu e na Conferência Nacional que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro em Brasília.
A abertura da Conferência Municipal do Meio Ambiente também contou com a presença dos secretários de Agricultura, Itacir Vezzaro e de Planejamento, Raquel Dalla Vecchia, além de vereadores, autoridades e da população de Guarapuava.

Asssessoria de imprensa   da  PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: