Sete municípios da região decretaram situação de emergência; no Estado são 59

By | 9:34 PM Leave a Comment
28/6/2013  - 21:33:12        Escala  Noticias

Irati, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Pitanga, Prudentópolis e Rio Bonito do Iguaçu estão em situação de emergência

Diário de Guarapuava Redação e agências
Em Irati, 300 casas foram alagadas e 600 pessoas ficaram desalojadas (Foto: Assessoria)
O governador Beto Richa assinou na manhã desta sexta-feira (28), em Maringá, o decreto número 8.460/13, que estabelece situação de emergência em 59 municípios paranaenses mais atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias. Na região de Guarapuava, sete municípios estão em situação de emergência. Com o decreto, as prefeituras passam a contar com prazo de 180 dias para contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos. As prefeituras farão um levantamento dos danos provocados pelas chuvas e elaborarão plano de trabalho, que será encaminhado ao Governo Federal, para liberação de recursos.
Em Laranjeiras do Sul, duas pessoas morreram, 100 ficaram desabrigadas e 32 permanecem em abrigos. A prefeitura realiza o levantamento dos prejuízos que chegam a R$ 3 milhões. Em Irati, 300 casas foram atingidas por alagamentos, 600 pessoas ficaram desalojadas, 150 ainda estão em casas de parentes, 23 desabrigadas e duas em abrigos.  No município de Pitanga, 15 pessoas permanecem desalojadas; no total, 155 pessoas foram afetadas.
Em Prudentópolis, houve 32 desalojados, 8 desabrigados. No município a situação mais crítica é no interior com estradas intransitáveis e rios que transbordaram. Em Guarapuava 57 casas foram atingidas por alagamentos, 34 pessoas estão desalojadas e 24 desabrigadas permanecem em abrigos. Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu, respectivamente, somam 2.500 e 13.600 pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações.
“O Estado também vai liberar recursos para as cidades atingidas e dar todo o apoio necessário. O governo está mobilizado para atender de forma emergencial à população”, afirmou Beto Richa, ao assinar o decreto, em Maringá, junto com o chefe da Casa Militar do Governo e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas.
Levantamento feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que 78 municípios foram atingidos pelas chuvas. A maioria deles sofre com inundações dos rios Ivaí, no Noroeste, e Iguaçu, na região Sul do Estado. Especificamente nesta sexta-feira, 28, a Defesa Civil contabiliza 96.333 pessoas afetadas.
Na região Noroeste há um helicóptero disponível para agilizar os atendimentos. O governo já realizou o levantamento de estradas e pontes danificadas na região. A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e a Emater fazem levantamento das propriedades rurais afetadas, para que seja providenciada ajuda. As Patrulhas do Campo atuam para recuperar as estradas rurais.
O governador Beto Richa afirmou que, além da ajuda para os municípios atingidos pelas chuvas neste período, o governo estadual investe R$ 53 milhões na implantação de um sistema irá possibilitar prever fenômenos climáticos com três dias de antecedência. No Brasil, essa previsão ocorre apenas um dia antes.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: