Secretaria promove o 1º Encontro Municipal Construindo para a Igualdade de Gênero

By | 2:03 PM Leave a Comment
22/7/2013  - 14:03:12    Escala Noticias
banner siteCom o objetivo de debater a igualdade entre homens e mulheres nas salas de aula, a Secretaria de Políticas para as Mulheres realiza o 1º Encontro Municipal Construindo para a Igualdade de Gênero, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. O evento será realizado nesta quinta-feira (25), a partir das 8h30, no auditório da Faculdade Guairacá, sendo voltado aos professores das disciplinas de Artes, Educação Física e Ensino Religioso, dos Cmeis e do 1º ao 5o ano das escolas municipais. O encontro visa impulsionar o processo de construção coletiva, permitindo aos profissionais a inovação metodológica que irá contribuir para a formação mais justa e igualitária da sociedade.
“Vemos que, mesmo em pleno século 21, há um machismo muito grande na sociedade e, para começarmos a mudar esse quadro, a igualdade de gêneros deve ser debatida desde cedo”, diz a prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, destacando que o evento é inédito. Eva explica ainda que a escolha desses professores foi feita porque possuem alta rotatividade em todas as salas, tendo contato com um número maior de alunos. “Eles têm a oportunidade de desenvolver atividades em diversas turmas, com crianças de várias idades”, reforça. Pensando em proporcionar formação continuada aos professores, até o final do ano serão realizados novos encontros onde o mesmo tema será debatido com outras abordagens.
As atividades começam pela manhã com uma palestra com a professora Lirani Franco, formada em Educação Popular. Ela foi a primeira secretária do Estado de Gênero e Igualdade Racial e falará sobre como trabalhar a igualdade de gênero nas escolas. Após o intervalo para o almoço, haverá uma apresentação em comemoração ao Dia da Mulher Negra (25 de julho). Em seguida, a professora especialista em Educação, Cultura e Sociedade, e Pedagogia Escolar, com ênfase em supervisão, orientação e administração escolar, Janaína Jaskiu, falará sobre as representações de gênero no cotidiano escolar. Para encerrar a tarde, os professores serão divididos em três grupos para participarem das oficinas temáticas.

Oficinas:
  • Ensino de artes para a igualdade de gênero – com a professora Michele Lima
  • Jogos cooperativos e igualdade de gênero – com a professora Cristine Vargas
  • Valores e igualdade de gênero – com a professora Rosemeri Moreira
 
Programação:

8h – Recepção
8h30 – Abertura
9h – Palestra “Como trabalhar a igualdade de gênero nas escolas” – Lirani Franco
12h – Intervalo
13h30 – Apresentação em comemoração ao Dia da Mulher Negra
14h – Palestra “As representações de gênero no cotidiano escolar” – Janaína Jaskiu
15h – Oficinas temáticas
17h – Encerramento

Assessoria de Imprensa da  PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: