Denúncias pelo telefone 181 ajudam a polícia a prender vários traficantes

By | 5:33 PM Leave a Comment
4/7/2013 - 17:32:19   Escala  Noticias

Contudo, tática dos bandidos ainda dificulta os flagrantes aos verdadeiros chefes das organizações criminosas

Diário de Guarapuava Douglas Belan
Esta semana, a PM de Guarapuava apreendeu quase meio quilo de crack e 100 gramas de maconha, além de armas de fogo (Foto: 16º BPM)
A população tem sido a principal aliada no trabalho da Polícia Militar para a prisão de traficantes em Guarapuava. Com a ajuda de denúncias pelo telefone 181 e o apoio do serviço reservado da PM, o Pelotão de Choque realizou quatro operações contra o comércio de drogas esta semana. Foram apreendidos quase meio quilo de crack e 100 gramas de maconha, além de armas de fogo.
No entanto, a polícia ainda enfrenta dificuldades para prender os comandantes do narcotráfico no município. Um empecilho é utilização de adolescentes para realizarem a venda de drogas, tática muito utilizada por traficantes.
“Os vendedores, muitas vezes, são adolescentes. Quando são adultos, carregam pequenas quantidades de drogas, ou conseguem dispersar o entorpecente antes da abordagem da polícia. Então, para a apreensão de grandes quantidades, é necessário um trabalho minucioso da polícia”, contou o comandante do Choque no 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente Juliano Klosovski.
A maior quantidade apreendida de uma só vez nesta semana ocorreu no bairro São Cristóvão, na terça-feira, dia 30. Após denúncias, a equipe do Canil abordou um cadeirante, de 24 anos, que portava 305 gramas de crack. Ele foi preso em flagrante.
“As denúncias são analisadas pelo serviço reservado da PM, que nos passa as coordenadas para que possamos realizar a abordagem de forma eficaz. Então, a participação da população é muito importante. Geralmente, elas rendem prisões”, contou Klosovski, lembrando que a comunidade ganha com a diminuição do comércio de entorpecentes, pois outros crimes estão ligados ao narcotráfico. “Os roubos, furtos e homicídios acabam diminuindo também”.
Muitas apreensões ocorrem após abordagens a usuários, segundo o tenente da PM. Na noite de quarta-feira, 31, a polícia conseguiu chegar a um ponto de vendas após revistar um comprador, que estava com nove pedras de crack. Na casa onde era praticado o tráfico, foram encontrados mais 70 gramas de maconha. A proprietária, de 25 anos, foi presa. 
Na manhã de quarta, a PM já havia apreendido 156 pedras de crack e 33 gramas de maconha durante abordagem iniciada no Centro da cidade. Policiais perceberam a reação estranha de um taxista que passou pela viatura. O carro foi parado e, com os passageiros, foram localizadas duas armas, além de uma quantidade de droga.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: