IBGE inicia em Guarapuava coleta de dados para Pesquisa Nacional de Saúde

By | 8:40 AM Leave a Comment
29/8/2013 - 08:39:36  Escala  Noticias-  Fonte  Diario de Guarapuava

Outros municípios da região terão domicílios visitados. Levantamento é inédito e pretende subsidiar políticas públicas de saúde. A divulgação da pesquisa será estadual

Diário de Guarapuava João Quaquio
Objetivo do levantamento de dados feito pelo IBGE é apontar o estilo de vida e a saúde da população brasileira (Foto: Diário de Guarapuava)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciou há uma semana visitas a moradores de Guarapuava para aplicar os questionários da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde). Até o início de outubro, a agência do IBGE da cidade pretende concluir o levantamento de dados, que vai apontar o estilo de vida e a saúde da população brasileira.
A pesquisa é inédita e pretende produzir também dados sobre o acesso e o uso dos serviços de saúde, as ações preventivas, continuidade dos cuidados e o financiamento da assistência de saúde. A divulgação dos dados deve ser feita por Estados. “Será um retrato abrangente da saúde no Brasil e fonte orientadora para as políticas públicas”, diz o chefe da agência do IBGE em Guarapuava, Cristiano Liberato.
Uma pesquisadora visitará residências de três bairros de Guarapuava, além de uma localidade rural. Ao serem recebidos pelos moradores, aplicarão questionários para levantar informações como características do domicílio, caso do abastecimento de água, posse de animais de estimação, ocorrência de visitas de equipes de saúde da família. Em seguida, solicitam informações individuais de cada habitante da residência, como idade, estado civil, educação, trabalho, rendimento e utilização de serviços de saúde. Em um terceiro momento da visita, os agentes de pesquisa fazem medições antropométricas dos moradores, como altura, peso, circunferência abdominal e pressão arterial.
Após a coleta de informações, o pesquisador sorteia um dos moradores, através do PDA para a coleta de material biológico. O PDA é um palmtop onde se obtém acesso à base de dados do IBGE, mesmo equipamento empregado em pesquisas anteriores, como o Censo. De acordo com Liberato, todo o processo de seleção na pesquisa é feita de maneira aleatória. “Em primeiro lugar, um software seleciona o domicílio a ser visitado. Segundo, qual o morador adulto que será convidado a participar da antropometria e coleta de material biológico”, explica. 
A coleta de material biológico consiste na extração de sangue e urina e será feita apenas em 25% das residências. Da amostra sanguínea, serão feitos exames de hemoglobina glicada, colesterol, hemograma, hemoglobinas, creatinina e até sorologia da dengue. Na urina, serão analisadas as dosagens de sódio, potássio e creatinina. Essa coleta não será feita pelo pesquisador, mas por laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde. O estabelecimento fará o contato direito com o morador para agendar o dia dos exames e coletar todo o material em casa. O IBGE esclarece que também não será necessário jejum.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: