Guarapuava recebe projeto Arte com Sustentabilidade Ambiental

By | 5:26 PM Leave a Comment
29/8/2013 - 17:26:12      Escala  Noticias
 sustentabilidade
Na manhã desta quinta-feira (29), no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, aconteceu a abertura do projeto Arte com Sustentabilidade Ambiental, que integra o programa Paraná sem Lixões, do Governo do Estado. O projeto foi recebido em Guarapuava pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, da Mulher e de Assistência Social. “A atenção da administração do prefeito Cesar Silvestri Filho com o meio ambiente demonstra respeito à vida. Trabalhamos de forma integrada com ações concretas e efetivas para melhorar a natureza e a qualidade do mundo em que vivemos”, ressalta a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.
Ministrado pela artista plástica Iára Capraro, de Curitiba, o projeto envolve palestra e oficinas que ensinam técnicas de artesanato reaproveitando materiais que seriam descartados no meio ambiente. “Minha intenção, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Águas do Paraná, é transformar a matéria-prima, que são os resíduos sólidos, sem qualquer valor, em uma arte delicada, bonita e que pode gerar renda”, conta Iára, especialista em artesanato. Guarapuava foi um dos 24 municípios contemplados com o projeto. “Esse incentivo em receber orientações para transformar um material feio e sem utilidade em objetos artesanais é uma boa iniciativa”, diz a catadora Maria da Luz, 49 anos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, viabilizar o sistema de tratamento e destinação final adequado aos resíduos sólidos urbanos e atuar para o fim dos lixões em Guarapuava e em todos os municípios do Paraná indica um sinal  de mudança de paradigmas do poder público e de comportamento da população. A secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, que o projeto é mais uma etapa nesse processo de mudança. “As pessoas que participam do encontro vão atuar como agentes multiplicadores e vão levar o que aprenderam para as escolas e comunidades, gerando renda e melhorando a qualidade de vida”.

Assessoria  de Imprensa da PMG
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: