Jornada de Psicologia

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terça-feira, 22 de maio de 2012

Jornada de Psicologia aborda Afetividade


Jornada de Psicologia aborda Afetividade

Para a II Jornada de Psicologia, a Faculdade Guairacá contou com a presença de Maria Lídia Sica Szymanski, mestre e doutora em Psicologia pela USP e pós-doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela FE-UNICAMP.

A professora tem ampla experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, e ministrou uma palestra sobre “Afetividade e Educação”, fazendo alguns apontamentos para a reflexão sobre como se constitui a subjetividade humana, amarrando esse processo a situações escolares.

Em sua fala ressaltou que mais do que refletir sobre esse processo, é necessário uma reflexão sobre uma questão afetiva que se estabelece na constituição da subjetividade. Na relação mamãe-bebê, por exemplo, isso acaba por se repetir em inúmeros momentos no decorrer da vida, e de certa forma ocorre também na relação professor-aluno. “Embora a base biológica seja a mesma, as emoções são formadas diferentemente nas diferentes sociedades. E a interação social em diferentes contextos, com sujeitos que apresentam padrões emocionais distintos, pode gerar diferenças profundas, afetando a própria experiência da emoção”, explica.

Outras pesquisas também foram apresentadas na semana de estudos. Durante a Mesa Redonda “A produção do conhecimento em Psicologia”, os professores do Colegiado Mônica Adriane Barbosa, Matheus de Freitas Brandão e Clayton Washington dos Reis fizeram a apresentação de suas dissertações. “Trauma: Excesso, Sedução e Fantasia na Obra de Sigmund Freud” foi apresentado pela Prof. Ms. Mônica, uma pesquisa que teve por objetivo o estudo do trauma psíquico a partir da orientação teórica freudiana. O Prof. Ms. Matheus falou sobre “A Constituição do ‘Eu’ na Cultura do Simulacro de Simulação”, falando sobre como o desenvolvimento tecnológico provocou mudanças nas formas das relações psicossociais entre indivíduos e cultura. E para finalizar, com o título “A Atividade Principal e a Velhice: Contribuições da Psicologia Histórico Cultural”, o Prof. Ms. Clayton analisou as contribuições que a Psicologia Histórico Cultural nos fornece para a compreensão do período de desenvolvimento humano denominado velhice.
RSN.

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