Unicentro reúne entidades .

By | 8:38 AM Leave a Comment
terça-feira, 22 de maio de 2012

Unicentro reúne entidades hoje para discutir criação do Hospital Regional.

Escala Noticias as 08h39min

135 entidades da região foram convidadas para participar do encontro. Unicentro reúne entidades hoje para discutir criação do Hospital Regional

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realiza hoje (22) uma reunião com entidades regionais para discutir a criação do Hospital Regional em Guarapuava. No encontro, deverá ser constituída uma Comissão Técnica, que será responsável pela elaboração dos projetos técnicos para o novo Hospital.

De acordo com o professor Silvano Simões Rocha, pró-reitor de Planejamento e um dos organizadores do evento de hoje, foram convidados representantes de 135 entidades da região. “Também convidamos representantes do Ministério Público e 22 prefeitos da região. O objetivo é ampliar o máximo possível a discussão. Somente com a união de todos os setores regionais teremos condições e força política e administrativa para reivindicar a obra junto aos governo estadual e federal”, explica o professor.

Durante a reunião de hoje, será constituída uma Comissão Técnica, que irá elaborar todo a parte de projetos para a construção do Hospital. “Nosso intenção é de que para essa comissão sejam indicados 15 nomes. São pessoas com conhecimento técnico, que terão como responsabilidade realizar os estudos de viabilidade”, enfatiza.

Estrutura nova

Na avaliação de Silvano Rocha, o objetivo da Unicentro é propor a construção de um novo hospital, atendendo toda a legislação existente. “A construção de um novo hospital, dotado de todos os equipamentos necessários, gira em torno de R$ 40 milhões. Para facilitar o acesso ao novo prédio e oportunizar condições de estacionamento, estão sendo estudadas áreas fora da região central da cidade. Hoje, os hospitais em atividade, já encontram problemas de estacionamento e até mesmo de trânsito para se chegar até eles. Além disso, estamos sugerindo uma obra de cerca de 12.000 m², mas com possibilidades de ampliação quando necessário”, diz.

Para o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, o novo hospital tem que ser pensado para os próximos 20 anos. “As estruturas existentes em Guarapuava, apesar de todo o trabalho que tem sido feito em torno delas e que têm gerado benefícios para o setor de saúde regional, não têm mais muitas possibilidades de crescimento. A população está crescendo mais rápido do que o atendimento dos hospitais em Guarapuava.O Hospital Regional vem se somar à estrutura existente e não é excludente com as estruturas atuais”, enfatiza Silvano.

Medicina

Segundo Silvano Rocha, após conquistado o novo Hospital Regional, a Unicentro dará início à segunda etapa do projeto: a conquista do curso de Medicina para Guarapuava. “São coisas que não acontecem da noite para o dia. Mas se houver a união regional em torno da construção do Hospital e, na sequência, o envolvimento também regional, nós acreditamos que seja possível a implantação do curso de Medicina em Guarapuava. Quando isso ocorrer, poderemos dividir o desenvolvimento e a evolução no setor de saúde em dois momentos: antes e depois do curso de Medicina na Unicentro”, conclui o professor.

Serviço

Reunião para constituição de Comissão Técnica para realizar os estudos de criação do Hospital Regional em Guarapuava.

Local: Auditório Francisco Contini, campus Santa Cruz da Unicentro.
Data: 22 de maio de 2012.
Horário: a partir das 19h00.
RSN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: