Professora da Guairacá participa da III Conferência Brasileira de Enriquecimento Ambiental

By | 9:59 PM Leave a Comment
01/10/2012 -10h00min                  Escala   Noticias
Professora da Guairacá participa da III Conferência Brasileira de Enriquecimento Ambiental

A Prof. Dra Marcia Cziulik, do Colegiado de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá, participou no último final de semana, nos dias 29 e 30 de setembro, da III Conferência Brasileira de Enriquecimento Ambiental, realizado na USP em São Paulo.
O bem-estar dos animais tem sido tema de muitas discussões em todo o mundo científico e é altamente valorizado nos Estados Unidos e em países da Europa. Na busca por uma melhor qualidade de vida para todas as espécies animais, uma ferramenta vem sendo utilizada amplamente em todos os países: o enriquecimento ambiental. “Sem dúvida, participar de encontros como este, onde a troca de ideias é constante, e onde se toma conhecimento do que outros profissionais estão fazendo na área, é extremamente importante para melhorar o nível dos trabalhos produzidos pelos alunos da Faculdade Guairacá”, contou Marcia.
No evento estiveram presentes nomes importantes, entre eles o Prof. Dr. Donald Broom, da Universidade de Cambridge, autor de vários livros e considerado o “papa” na questão bem-estar animal; Valerie Hare, fundadora do The Shape of Enrichment, que coordena diferentes trabalhos em inúmeras instituições americanas e européias. E também, o médico veterinário Gerardo Martinez do Africam Safári no México, que realiza um trabalho fantástico de lida com os animais através do treinamento sem dor. Ele mostrou o trabalho que realiza na Tailândia com elefantes, que ainda são submetidos a inúmeros maus tratos, e como isso, vem mudando o modo de agir da comunidade local em relação aos animais.
A Prof. Dra. Marcia participou da Conferência apresentando o trabalho de TCC que foi desenvolvido durante a graduação pela aluna Ana Carolina Sékula intitulado: “Práticas de Enriquecimento Ambiental no Parque Municipal das Araucárias, Guarapuava, Paraná: Um Estudo de Caso com Macacos-Prego (Cebus apella)”.
Durante o evento, a Prof. Márcia assumiu, ainda, o compromisso de escrever um artigo para publicar na Revista “The Shape of Enrichment”.
Redação    Escala  Noticias
Da      Assessoria                                                                                 Poliana    Kovalyk
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: